sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Secretaria faz estudo sobre lixo domiciliar

A Secretaria de Meio Ambiente de Valentim Gentil realizou durante todo mês de janeiro, um estudo sobre a coleta de lixo domiciliar naquela cidade, onde foi constatado que são coletadas…

A Secretaria de Meio Ambiente de Valentim Gentil realizou durante todo mês de janeiro, um estudo sobre a coleta de lixo domiciliar naquela cidade, onde foi constatado que são coletadas 46,76 toneladas semanais de lixo, envolvendo embalagens de alimentos, caixas de leite longavida, garrafas plásticas, latinhas de refrigerante, restos de comida, baterias de celular e jornais velhos, dentre outros.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Octaelzio de Paiva, após analisar o lixo coletado diariamente, chegou-se à conclusão de que pelo menos 35% deste material poderiam ser reciclados ou reutilizados, e outros 35%, transformados em adubo orgânico.

Segundo Paiva, o objetivo é implantar em médio prazo um programa de reciclagem de lixo, aproveitando a construção da Usina de Reciclagem e Compostagem de Resíduos Sólidos, localizada nas imediações do Aterro Sanitário Municipal.

Entretanto, para que o projeto possa se concretizar e evitar problemas ocasionados pela falta de informação, o secretário pretende elaborar um método de informação sobre a implantação da coleta seletiva de lixo. “A mudança de hábito é a parte mais difícil. Requer um esforço, cujo tempo necessário varia bastante”, diz.

Veja os números detectados pelo estudo da coleta de lixo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Recolhimento semanal
Segunda-Feira:
16,85 toneladas
Terça-Feira: 3,67 toneladas
Quarta-Feira: 12,88 toneladas
Quinta-Feira: 3,67 toneladas
Sexta-Feira: 9,69 toneladas
Total na semana: 46,76 toneladas
Total mensal: 187,04 toneladas

Notícias relacionadas