quinta, 31 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Secretaria descobre remédios vencidos em ambulatórios

Um levantamento da secretaria de Saúde de Várzea Grande, em Mato Grosso, descobriu milhares de remédios com prazo de validade vencido em ambulatórios e hospitais da cidade. Centenas de caixas…

Um levantamento da secretaria de Saúde de Várzea Grande, em Mato Grosso, descobriu milhares de remédios com prazo de validade vencido em ambulatórios e hospitais da cidade.
Centenas de caixas empilhadas e mais de 20 mil tipos diferentes de remédios. Entre eles, medicamentos para o coração e até para tratar doenças graves, como o Alzheimer. Todos foram comprados nos últimos anos e estão com o prazo de validade vencido.
“Nós observamos que tem medicamentos de 2009, 2010 e 2001 vencidos. Os laboratórios não têm mais como reaproveitar”, comenta o secretário de Saúde de Várzea Grande, Marcos José.
O Ministério Público abriu uma investigação. O promotor quer ingressar na Justiça para cobrar o ressarcimento do dinheiro gasto na compra dos remédios.
“O dinheiro público acabou por ser jogado na lata do lixo em virtude disso. Então os gestores tem sim que ter responsabilidade sobre aquilo que eles compram”, diz Tiago de Souza Afonso.
Nos postos de saúde, a população de Várzea Grande reclama. “Toda vez que venho não encontro remédio”, conta um homem.
“Isso é um absurdo. Para mim, isso é uma falta de respeito com a cidadania varziagrandense e matogrossense em geral”, acrescenta o estudante Rui Barbosa do Nascimento.

Notícias relacionadas