A Secretaria Municipal de Saúde, a Equipe de Vigilância em Saúde e o Comitê de Combate à Dengue e Leishmaniose promoveram dia 01 de março, terça-feira, na sede da Associação Paulista de Medicina, sub-sede de Jales, um encontro com os profissionais da área e agentes comunitários visando um melhor esclarecimento sobre a leishmaniose, que já é uma endemia instalada em Jales com ocorrências de transmissões canina e humana.
Segundo o médico sanitarista da Vigilância Sanitária, Dr. Adelson Mariano de Brito, o município está realizando um plano de enfrentamento à leishmaniose com quatro frentes: a primeira é a capacitação dos profissionais de saúde para poder estarem atentos e capacitados para diagnosticar e tratar precocemente, que quando tratada no início oferece um elevado índice de cura.
A segunda é desenvolver um programa de controle desses animais com acompanhamento e monitoração.
A terceira frente é o controle dos mosquitos que se desenvolve meio em detritos orgânicos e fezes dos animais e com isso tem exigido a realização de manejos ambientais em toda área urbana do município de Jales.
A última frente é educação em saúde, que visa orientar e sensibilizar todos os setores da sociedade civil para o grave problema de saúde pública.
Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito Clóvis Viola, secretários municipais e funcionários da área da saúde.
A Prefeitura do Município ressalta que o exercício de conscientização e fiscalização também é um trabalho dos munícipes, portanto, colabore com a limpeza dos criadouros de dengue e informe ao Comitê de Combate á Dengue e Leishmaniose casos suspeitos das doenças. Mais informações pelo telefone (17) 3632-7310.