A Secretária de Saúde, Fabiana Arenas Stringari de Parma, reuniu-se na manhã desta terça-feira (27/01) com profissionais da saúde, que compõem a equipe do Prosad (Programa de Saúde do Adolescente) para definir metas para 2009. O fortalecimento das ações preventivas foi o foco.
Como antecipou a secretária, outras reuniões já foram realizadas sobre determinadas atividades do programa e esta é uma continuidade para fechar as atividades que irão trabalhar efetivamente. Entre as pautas discutidas, ficou prevista a visita em outros programas de atendimento para que haja troca de informações de casos de sucesso. “Queremos continuar com atividades positivas em nosso município e implantar outras que possam melhorar ainda mais o Programa, buscar recursos financeiros, enfim se organizar para isso”, destaca.
O objetivo do Prosad é capacitar adolescentes multiplicadores para que eles orientem a própria escola sobre gravidez e DST/Aids. A equipe do programa aborda temas onde o adolescente sempre é o protagonista da prevenção.
Segundo a coordenadora, Rosely Maria Eleutério Rodrigues, o trabalho é direcionado para adolescentes de 10 a 20 anos, em geral, e não para adolescentes que vivem em situação de risco. A função do adolescente dentro do programa é obter informações para repassar a comunidade e demais adolescentes de convívio.
Como funciona?
O programa é composto por um ambulatório, que presta atendimento todas as terças-feiras, das 7h às 10 horas. Os integrantes são incentivados a retransmitir o aprendizado no Prosad, através do projeto Janela Aberta, junto aos adolescentes de suas comunidades, formando um ciclo de orientações. Além disso, são realizados os trabalhos educativos e de capacitação de multiplicadores, em datas como carnaval e semana do adolescente.
No ambulatório, os adolescentes têm palestras com profissionais da saúde. São temas fixos como: Adolescentes Normais; Crescimento e Desenvolvimento; Anatomia e Fisiologia do Corpo Produtivo; Sexualidade; Contraceptivo; Escola; Família; Saúde Bucal e Cidadania.
Os adolescentes são divididos por grupos, de acordo com a idade e a freqüências no programa. O Prosad também atende aos pais que acompanham os filhos no programa com palestras específicas.