Devido aos casos de pessoas acometidas pela conjuntivite em Votuporanga, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde adverte a população sobre as medidas básicas de prevenção.
A diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Vera Dorigão, afirma que o contágio acontece principalmente em adultos, mas, bebês, crianças e idosos também estão suscetíveis a doença. “É necessário que os pais estejam atentos aos filhos, se estão coçando os olhos, se estão avermelhados, as pálpebras inchadas, formação de secreção e/ ou lacrimejando. Em alguns casos, a criança pode estar com a doença e a família permanece alheia ao problema”.
Crianças que apresentarem qualquer um dos sintomas da irritação ocular, precisam ser afastadas imediatamente do ambiente escolar, “a conjuntivite é de fácil contágio, por isso o aluno que estiver com a inflamação não deve frequentar a escola”, ressalta a diretora. A doença tem duração de cerca de 15 dias, até o início do processo de cura.
Contaminação
A contaminação acontece de modo simples, de pessoa a pessoa, por meio de objetos contaminados (toalhas, travesseiros, lenços, lápis, copos etc. A infecção se espalha rapidamente em ambientes fechados, como em escolas, creches, e escritórios.
Atendimento
Em caso de aparecimento desses sintomas, a pessoa deve ser encaminhada a qualquer uma das 12 Unidades de Saúde do município, Consultório Municipal “Jerônimo Figueira da Costa” ou ainda no Mini-hospital do Pozzobon “Fortunata Germana” para diagnóstico e orientações.