A Secretaria de Meio Ambiente de Paranaíba reuniu, na tarde de ontem (3/3), às 15 horas, no Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) representantes de escolas, entidades e clubes de serviço, com a intenção de mostrar alguns projetos que devem ser desenvolvidos ao longo dos quatro anos da atual administração municipal.
Além da secretária de Meio Ambiente, Janete Martins Brandão, participaram do encontro as biólogas da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), Leila Aparecida Andreoli Barbosa e Marlene Pereira Pinto Ferreira.
Janete afirmou que é interesse da administração municipal fazer com que Paranaíba se sobressaia em Mato Grosso do Sul nas questões ambientais. “Queremos uma cidade mais bonita, saudável e ecologicamente correta. Primamos por uma qualidade de vida melhor e precisamos modernizar urgentemente a cidade”, disse.
A Prefeitura está empenhada em construir um aterro sanitário; instalar uma usina de reciclagem e compostagem de lixo; tratamento do lixo hospitalar; criação de uma cooperativa de reciclagem do lixo; cooperativa de pesca sustentável; e campanha permanente de educação ambiental.
Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente pretende colocar em prática diversos projetos, como revitalização nas avenidas, das praças e entradas da cidade e plantio de árvores.
Também sempre serão realizados eventos em datas comemorativas alusivas ao meio ambiente.
O prefeito José Garcia de Freitas (Zé Braquiara – PDT) afirmou que o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente está brilhante e por isso apóia todos os projetos. “Os problemas enfrentados pelo meio ambiente são sérios e vamos resolver”, disse.
A bióloga Leila Barbosa contou que a Cesp traz para Paranaíba diversas propostas e para que elas sejam executadas é preciso o apoio de toda comunidade.
As primeiras atividades em conjunto entre Prefeitura e Cesp são:
31/3, 1° e 2/4 – teatro de palhaços com o tema cidadania e água;
5 a 15 de maio – curso de formação de monitores mirins (de 10 a 14 anos de idade);
17 a 19 de junho – projeto socioambiental – passeio de barco com estudantes do 4° ao 9° ano do ensino fundamental.