Em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jales/ SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente realizou o primeiro Curso de Hidroponia da região.
A Hidroponia é um sistema de cultivo, dentro de estufas e sem o uso de solo. Os nutrientes que a planta precisa para desenvolvimento e produção são fornecidos somente por água enriquecida (solução nutritiva) com os elementos necessários: nitrogênio, potássio, fósforo, magnésio, dissolvidos na forma de sais. Basicamente qualquer água potável para consumo humano serve para hidroponia.
O curso contou com a adesão de vinte participantes e, segundo a secretária de Agricultura, Sandra Gigante, oito pessoas ficaram em uma lista de espera para a segunda edição. “Esse curso foi desenvolvido com o objetivo de atender aos produtores da agricultura familiar de Jales e oferecer uma nova opção de cultivo que pode beneficiar a população. Fiquei muito feliz com a quantidade de pessoas que nos procurou e que participou do curso, sem contar que para a próxima edição, já temos inscritos em uma lista de espera”, disse Sandra.
Hidroponia
As plantas são cultivadas em perfis específicos, 80 cm acima do solo, por onde circula uma solução nutritiva composta de água pura e de nutrientes dissolvidos de forma balanceada, de acordo com a necessidade de cada espécie vegetal. Esses perfis provêm o meio de sustentação para as plantas, sem necessidade de pedrinhas ou areia. A solução nutritiva tem um controle rigoroso para manter suas características.
Vantagens
O produto final cultivado em hidroponia é de qualidade superior, com aproveitamento total, pois é cultivado em estufa protegida e limpa, livre das variações do clima, dos insetos, animais e outros parasitas que vivem no solo.