No dia 17 de outubro comemora-se o Dia Nacional da Vacinação e a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, orienta sobre importância da data, a fim de promover a imunização no controle de epidemias.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, as vacinas salvam a vida de 3 milhões de pessoas a cada ano. As vacinas têm importância histórica para erradicação ou diminuição da incidência de várias doenças graves, como varíola, caxumba, gripe, poliomielite, rubéola, sarampo e tétano.
A vacinação é uma das medidas de saúde pública mais eficazes e de baixo custo. Graças a campanhas de vacinação em massa, o Brasil conseguiu erradicar a poliomielite (último caso registrado em 1989) e eliminar o sarampo, embora surtos recentes desta última doença tenham reacendido o alerta para a importância da manutenção de altas coberturas vacinais.
Atualmente, a rede pública de saúde, por meio das Unidades Municipais de Saúde, disponibiliza 19 vacinas para combater mais de 20 doenças, em diversas faixas etárias. Ainda existem outras 10 vacinas exclusivas para grupos em condições clínicas especiais, como os portadores de HIV.
“As vacinas são uma ferramenta importantíssima para a saúde e o bem-estar de todos. Elas protegem não apenas o indivíduo, mas toda a coletividade, inclusive aqueles que, em razão de condições de saúde específicas, não podem ser vacinados”, comentou a enfermeira responsável pelo programa de imunização do município, Kelgissane Bruzzão.