A Secretaria Municipal da Saúde começa atender em novo endereço a partir da próxima quarta-feira (02/05), após o feriado de 1º de maio. A nova sede será no prédio do antigo Hospital Santa Catarina, que fica na Santa Catarina, nº 3890. O local está sendo reformado desde o ano passado para melhorar o atendimento ao público que procura assistência à saúde. A data para inauguração ainda não está definida.
O novo espaço permitirá a centralização dos serviços facilitando o acesso a consultas e a medicamentos com a construção de novas salas. Funcionarão os trabalhos administrativos, de atendimento básico, suprimento, banco de leite e outros projetos novos. “Como resultado, teremos a otimização nos gastos dos recursos públicos e a melhoria no atendimento à população”, diz a secretária de Saúde, Elizabete Arroyo Marchi.
A área total do prédio é de 1.541,84 m². A Secretaria de Obras, Engenharia e Habitação ficou responsável por toda a reforma, adequando as novas salas. Foram adaptadas salas para o setor de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Controle e Avaliação, Recursos Humanos e Escriturária, sala de estocagem de vacina para distribuição nas Unidades Básicas da Saúde, quatro consultórios médicos, salas de curativo, de esterilização e de pequenas cirurgias.
Além disso, foi refeita toda a parte elétrica e de pintura do prédio. O investimento chegou a R$ 100 mil.
O prefeito destaca como mais uma importante obra para o município, proporcionando a centralização dos trabalhos e o acesso aos serviços. “Atualmente alguns setores funcionam na Secretaria, mas outros trabalham em prédios vizinhos. No hospital, teremos tudo concentrado num mesmo local dando mais conforto e condições de trabalho aos funcionários e atendidos”, afirma o prefeito Carlos Eduardo Pignatari.
A Secretaria funciona, atualmente, na Rua Mato Grosso, 215, no Centro. O prédio é sede da área de saúde da Prefeitura desde 1990. Possui 405 funcionários, que trabalham nos mais variados projetos e nas unidades dos bairros. Somente na sede da pasta, são 120 pessoas.
Novos Projetos
Ainda estão em fase de construção as salas que abrigarão os novos projetos que futuramente serão implantados no município. O Centro de Atendimento Odontológico (CEO) e o Bebê Clínica são dois projetos que já foram definidos, outros serão criados posteriormente.
Para o CEO já estão sendo planejadas três salas, sendo dois consultórios odontológico e outro consultório com raio X. No mesmo setor, outras salas serão exclusivas para atender ao programa de bebês. “Com o CEO já trabalhamos, agora queremos melhorar. Já o Bebê Clínica, só precisávamos de um espaço mais centralizado e adequado para atender toda a população”, diz Elizabete.
O CEO é um programa municipal de odontologia, específico para atender pacientes com problemas de endodontia, que são os canais, periodontia, problemas de gengiva, próteses, pacientes especiais, cirurgia oral menor e diagnóstico de câncer bucal. Atualmente, esse trabalho é realizado em Votuporanga nos Postos de Saúde que encaminham os casos para o Ambulatório Regional de Especialidades (ARE).
O novo programa municipal visa reduzir, ainda mais ao longo do tempo, o índice de cáries do município. Os profissionais de odontopediatria darão orientações de limpeza às mães, com bebês de 0 à 3 anos. As consultas serão periódicas, mas de acordo com a situação de cada bebê.