A Secretaria da Educação, Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga lançou na tarde de ontem (24/11), a cartilha de boas práticas “A Ecoeficiência”, com dicas para mudar alguns hábitos de forma simples e reduzir os impactos ambientais do dia a dia.
Segundo a secretária da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga, Eliane Baltazar Godoi, uma instituição comprometida com a sustentabilidade e que põe em prática um programa efetivo de ecoeficiência terá resultados positivos para o desenvolvimento sustentável, reduzindo o consumo de matéria prima e de resíduos e contribuindo assim para a criação de um equilíbrio ambiental do planeta. “Com a utilização mais responsável dos recursos naturais e a redução da emissão de produtos contaminadores criaremos um ambiente de trabalho mais sadio para todos”, alertou a secretária.
Esta cartilha visa à adoção de um consumo consciente no uso de energia e de água, além da redução do consumo de papel, produtos químicos e copos descartáveis gerando assim benefícios para o meio ambiente. “Para isto, precisamos da sensibilização e engajamento de todos os funcionários desta Secretaria, pois o sucesso das ações desenvolvidas dependerá do comprometimento e da participação efetiva de cada um e até mesmo da mudança de alguns hábitos cotidianos”, concluiu Eliane.
Participaram do evento, diretores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino, funcionários da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo e da Saev Ambiental. Na ocasião, foi entregue um CD com o arquivo da cartilha para cada representante. “Optamos em entregar um CD com o arquivo da cartilha, pois desta maneira não utilizamos papel sem que seja extremamente necessário”, enfatizou a secretária da Educação.
A Ecoeficiência
A Ecoeficiência é um termo muito usado hoje em dia dentro das empresas e apesar de ser um termo utilizado no meio empresarial, é possível aplicar estas medidas nas atitudes diárias, em casa ou no local de trabalho.
A principal maneira de ser ecoeficiente é reduzindo o impacto ambiental, diminuindo o consumo de energia, água, geração de resíduos e emissão de CO2, como desligar as luzes ao sair de uma sala ou setor; em ambientes com ar condicionado, procurar manter as portas e janelas fechadas, manter a torneira fechada enquanto escova os dentes, pensar antes de imprimir um documento, entre outros.
Fonte:Assessoria de Imprensa