A Secretaria da Educação, Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Votuporanga, iniciaram nesta quarta-feira (16/11) as inscrições para o curso profissionalizante do PROEJA-FIC. As inscrições e o curso são totalmente gratuitos e podem ser realizadas até o dia 9 de dezembro nos Centros de Educação Municipal (CEM’s).
O PROEJA-FIC é um Programa Nacional, gratuito, que visa integrar a Educação Profissional à Educação Básica de Jovens e Adultos e tem por objetivo oferecer educação profissional a pessoas que não tiveram acesso ao ensino fundamental na idade regular, visando prepará-los para oportunidades profissionais na execução de determinados trabalhos, bem como, simultaneamente, elevar o grau de sua escolaridade.
O curso oferecido, exclusivamente para o Programa, será o de jardinagem, tendo como público os alunos que se matricularem no EJA (de 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental), com disponibilidade de 30 vagas.
As aulas do EJA são presenciais, de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas, com duração de dois anos, já o curso profissionalizante tem carga horária de 200 horas. As aulas acontecem nas seguintes unidades escolares: CEM “Profª Anita Liévana Camargo”, CEM “Profª Clary Brandão Bertoncini”, CEM “Profª Irma Pansani Marin” e CEM “Profª Maria Martins e Lourenço”.
Para se inscrever o aluno não deve ter iniciado ou concluído do Ensino Fundamental (ciclo I – 1º ao 4 º ano) e ter mais de 18 anos. Os documentos necessários para efetuar a matrícula são cópias simples dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, título eleitoral e de reservista (se for do sexo masculino). As inscrições podem ser feitas em todas as unidades escolares do município até o dia 9 de dezembro das 8 às 17 horas.
Informações através dos telefones (17) 3405 9750, na Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga, com Lucimar Molina, ou no (17) 3426 6986, no Instituto Federal de Educação, com Carlos Waidemam.
O curso de Jardinagem
Com o grande crescimento da implantação de jardins nas residências, empresas e áreas públicas, foram criadas, consequentemente, oportunidades para pessoas das mais diferentes idades e condições, transformado a jardinagem em uma atividade profissional com forte apelo econômico e social. Existe hoje, notadamente, uma grande demanda de serviços requisitados nesta área; em primeiro lugar, pelos jardins residenciais, de diversos portes, e também por jardins de empresas, além, é claro, dos jardins públicos, onde o profissional é terceirizado. Em síntese, a necessidade de beleza e conservação dos jardins tem valorizado o trabalho de um bom jardineiro.
Em consonância a sua inserção crítica no mundo do trabalho, o profissional deve ter a capacidade de aplicar seus conhecimentos técnicos de acordo com as demandas básicas da área de jardinagem e paisagismo, possuindo ainda conhecimento básico a respeito das normas técnicas aplicáveis à sua atividade.
O curso, contudo, contextualiza o educando de forma cultural e social, identificando suas possibilidades profissionais no cenário regional. Para isso, além das disciplinas específicas, a grade contempla também: Ética e Cidadania, Higiene e Segurança, Empreendedorismo, entre outras. Desenvolvendo, portanto, os valores de solidariedade, identidade de classe e trabalho coletivo, visando capacitar o aluno para a pesquisa e autonomia na busca do saber e estabelecer o permanente vínculo do conhecimento geral e o profissional.
Fonte:Assessoria de Imprensa