segunda, 18 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Secretaria da Educação de Votuporanga investe em tecnologia

A Secretaria da Educação, Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga vem investindo maciçamente em tecnologias para atender as unidades da rede municipal de ensino. Laboratórios de informática, lousa digital,…

A Secretaria da Educação, Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga vem investindo maciçamente em tecnologias para atender as unidades da rede municipal de ensino. Laboratórios de informática, lousa digital, salas multifuncionais, novos computadores, projetores interativos, bases didáticas eletrônicas, entre outros.

Desde 2010, o Cem “Profª Neyde Tonanni Marão”, do bairro Jardim Palmeiras I, possui o Programa UCA (Um Computador por Aluno), no qual são disponibilizados netbooks para todos os alunos. No total a escola possui 436 netbooks. O programa, inclusive, foi destaque do jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, em matéria especial de capa do último domingo, dia 16 de outubro, intitulada “Cidades investem R$ 2,3 milhões para incluir alunos na era digital”.

Instituído em 2010 pela Lei nº 12.249, de 14 de junho de 2010, o UCA é uma iniciativa da Presidência da República em conjunto com o Ministério da Educação (MEC) e tem por objetivo promover a inclusão digital pedagógica e o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem de alunos e professores das escolas públicas brasileiras, mediante a utilização de computadores portáteis denominados laptops educacionais.

Atualmente, a rede municipal de ensino de Votuporanga conta com laboratórios de informática nos 12 CEM’s (Centro de Educação Municipal) e internet disponível em toda a Rede de Ensino, ou seja, nas 26 unidades, incluindo CEM, Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) e Emei (Escola Municipal de Educação Infantil), sendo que este ano, todas as unidades escolares da rede municipal receberam computadores novos com internet disponível, totalizando 130 novos equipamentos.

Nos últimos meses, a Secretaria da Educação recebeu oito projetores interativos multimídia que foram encaminhados para os CEM’s. O equipamento é portátil, sem fio, possui software interativo em português, interatividade de quadro no próprio equipamento e projeção em qualquer superfície plana. “Não podemos deixar de lembrar ainda dos 35 B-DEl’s (Bases Didáticas Eletrônicas), que também possuem projetores digitais integrados e estão disponíveis nas unidades escolares do município”, informou a secretária da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga, Eliane Baltazar Godoi, destacando que para as unidades escolares maiores foram disponibilizadas duas bases eletrônicas que garantem mobilidade e acessibilidade. O equipamento é composto por sistema de som e microfone, DVD, e um microcomputador com tecnologia wi-fi, além do projetor integrado.

Salas multifuncionais

Em 2012, a rede municipal contará com sete salas de recursos multifuncionais, que são constituídas por microcomputadores, scanner, impressora, teclado com colmeia, mouse com entrada para acionador, acionador de pressão, laptop, software para comunicação alternativa, entre outros equipamentos, mobiliários, materiais didático-pedagógicos e recursos de acessibilidade.

As salas são direcionadas às crianças/alunos com deficiência física, intelectual, alunos com surdez, cegueira, baixa visão, surdocegueira, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, da Educação Especial.

Para fazer o atendimento nas salas de recursos multifuncionais seis professores estão sendo capacitados, realizando curso de pós-graduação em AEE (Atendimento Educacional Especializado) com conclusão no final deste ano. No total serão oito professores que farão atendimentos nas sete salas, sendo que dois já atuam na rede de ensino atualmente.

Segundo a secretária da Educação, Eliane Godoi, para 2012, a meta de trabalho da secretaria é investir em laboratórios de ciências e nas salas de leitura (livros) para as unidades escolares; implantar o Sistema de Tecnologia da Informação e o portal da Educação, com acesso disponível a professores, pais e alunos, além da conclusão das obras em andamento (ampliações e construção de novas unidades de ensino) e valorização do bom professor através de campanha junto a sociedade, entre outros.

Fonte:Assessoria de Imprensa

Notícias relacionadas