No período de 03 de maio a 02 de junho de 2011, a Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e parceria com a Arquiprom e Governo do Estado receberá o projeto “Jardins Marinhos Tropicais – Fotografias em recifes de coral”, concebido com o objetivo de apresentar ao público, por meio de uma exposição fotográfica gratuita, atividades educativas e a cessão de material bibliográfico, a beleza do universo dos recifes de coral e da rica fauna marinha, abordando também a questão da sua preservação; o que se faz urgente, uma vez que o aumento da poluição oceânica e evidências de mudanças climáticas são ameaças concretas contra o futuro saudável desses santuários da vida, tão importantes para o equilíbrio ecológico dos mares. Conhecer para Preservar é cada vez mais urgente.
A vida em nosso planeta surgiu no mar e a história do homem sempre esteve ligada a ele, mas nem sempre atentamos para a sua importância.
O mar representa beleza, energia, alimento e riqueza, mas por vezes também pode significar perigo e destruição. Ele nos atrai e seduz, e ao mesmo tempo amedronta. Cada vez mais, é preciso conhecer todos os seus aspectos. Estudar os continentes e preocupar-se com eles já não basta, o ser humano hoje sabe que seu futuro depende também dos oceanos.
A exposição “Jardins Marinhos Tropicais”, que ficará sediada na Praça Joaquim Antonio Pereira (Praça da Matriz), reúne um conjunto de impressionantes imagens submarinas focalizando paisagens pouco conhecidas pela maioria da população: os ambientes de recifes de coral, que se concentram na faixa tropical do planeta.