Um acompanhamento mensal da Secretaria estadual de Segurança Pública, divulgado na internet, mostra que Fernandópolis teve uma redução dos índices de criminalidade entre o primeiro semestre de 2005 e o mesmo período deste ano. O número de furtos caiu 5,1%, de 482 para 459. Em comparação a 2004 houve queda de 2,1%. Nas cidades médias da região houve aumento das ocorrências, ao contrário da tendência da do Estado.
Jales mostra o número mais alarmante da violência. O número de homicídios na cidade cresceu 400% – de zero em 2005 para quatro neste ano. Em Votuporanga o principal aumento foi do número de furtos, que saltou de 658 em 2005 para 846 neste ano – aumento de 28,2%. O número de roubos cresceu 279% – de 14 casos ano passado para 39 no primeiro semestre de 2006.
Em Fernandópolis a polícia registrou um caso de roubo de veículo no período, em 2004 e 2005, mas nenhum neste ano. Os homicídios se mantiveram sem registros nos dois últimos anos, contra dois de 2004.
Para o delegado assistente da Delegacia Seccional de Polícia, Diomar Pedro Durval, a diminuição dos registros revela maior eficiência da segurança pública. “São ações conjuntas das polícias, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e a comunidade”, destacou.
O site oficial do governo aponta diminuição de roubos, latrocínio e seqüestros, mas revela aumento de homicídios e furtos. Mesmo assim, a avaliação do secretário Saulo de Castro Abreu Filho é positiva. “É só olhar para o número de presos no período que vemos um aumento dos resultados do trabalho da polícia e o combate aos crimes”, disse.