A Secretaria de Meio Ambiente e Gestão de Serviços, de Votuporanga, alerta a população sobre o uso incorreto das caçambas, chamadas de Ecopontos, que foram instaladas em sete locais da cidade exclusivamente para o descarte de restos de construção. A prefeitura constatou que a população tem feito uso incorreto destes recipientes depositando lixo doméstico e animais mortos, o que provoca mau cheiro e reclamações dos vizinhos.
Nesta semana, a equipe verificou ainda que além do depósito irregular de lixo comum, o descarte está sendo feito fora das caçambas, gerando sujeira e fazendo com que o vento espalhe o lixo pelas imediações.
“O que falta é bom senso e respeito por parte dessas pessoas que insistem em jogar seu lixo em local errado. Ninguém gosta de ter lixo por perto. Mas isso não nos dá o direito de jogar nosso lixo perto da casa dos outros ou fora dos locais apropriados”, esclarece o secretário de Meio Ambiente e Gestão de Serviços, Marcelo Marin Zeitune.
Os Ecopontos foram instalados com a finalidade de facilitar a vida de quem tem pequenas quantidades de restos de construção. Este tipo de material não tem mau cheiro e pode ser usado para manutenção de estradas e ruas de terra. Infelizmente, devido à mistura com outros lixos, o material fica inutilizável. “A responsabilidade de manter a cidade limpa não é só do poder público, mas sim de cada cidadão”, destaca Zeitune.
Lixo doméstico
Em relação ao lixo domiciliar, Votuporanga tem sistema de coleta diária, portanto, não é preciso jogar este tipo de lixo em caçambas. O lixo reciclável está sendo coletado pela Coopervinte. O ideal é que a comunidade separe o lixo reciclável do lixo orgânico e coloque os recicláveis na calçada nos dias em que não é feita a coleta pela CBL. A Coopervinte também coleta ferragens. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (17) 3423-5872.
Coleta de galhos
Outro serviço feito pela equipe do Meio Ambiente é a coleta de galhos e folhas vindos da poda de árvore das calçadas. A cidade foi dividida em setores. Cada um tem seu período de poda e de coleta sincronizados. “Muitas pessoas não respeitam o calendário depois reclamam que os galhos ficam muito tempo em frente de suas casas. É importante obedecer ao calendário de poda e jamais podar as árvores das calçadas no período de coleta. Quem faz isto corre o risco de ficar com o material em frente de casa até o próximo período de coleta”, conta o secretário municipal de Meio Ambiente. Outra recomendação importante é colocar os galhos e folhas da poda no espaço destinado ao estacionamento na rua, nunca nas calçadas para não atrapalhar o passeio.
Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com o Meio Ambiente pelo telefone 3422-4707 ou na rua Minas Gerais, 3612.
Animais mortos
A Prefeitura tem um serviço de coleta de animais mortos (cavalos, gado, cães) que funciona sempre após as 17h. Os animais recolhidos são enterrados justamente para evitar transtornos e mau cheiro. Para acessar a coleta basta ligar para a Secretaria de Meio Ambiente e informar o local onde esses animais estão. Os telefones são 3422-4707 ou 3422-3042.
Locais dos ecopontos para descarte de entulhos de construção
JABUTICABEIRAS – EM FRENTE A POLICIA AMBIENTAL
POZZOBON – PROLONG. AV EMILIO A HERNANDES APÓS BERTIM
PAINEIRAS – TREVO PRÓXIMO A PERICLES BELINI
AV. ONOFRE DE PAULA, ULTIMA TRAVESSA SENTIDO ROD. PERICLES BELINI
RESIDENCIAL NOROESTE – TREVO ONOFRE DE PAULA DO OUTRO LADO DA RODOVIA
ESTRADA DO CRUZEIRO – PERTO AO VIVEIRO COACAVO/ALMOX
ESTRADA DO 27 – PRÓXIMO AO RESIDENCIAL ATHENAS