sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Secez e alunos recolhem 205,5 kg em criadouros da dengue

Mais de 205 quilos de criadouros de mosquito da dengue foram arrecadados por alunos do 1º ao 5º anos do Centro de Educação Municipal “Profª Maria Izabel Martins de Oliveira”,…

Mais de 205 quilos de criadouros de mosquito da dengue foram arrecadados por alunos do 1º ao 5º anos do Centro de Educação Municipal “Profª Maria Izabel Martins de Oliveira”, a escola Mimo.

A atividade mobilizou 280 participantes na última sexta-feira, 25, que trocaram os recipientes coletados por picolés. Realizado pelo Setor de Controle de Endemias e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, esse tipo de atividade tem o intuito de conscientizar as crianças sobre os perigos da doença causada pelo Aedes Aegypti.

Na última quinta-feira, as crianças foram pra casa com um saco plástico, tendo a missão de coletar qualquer recipiente que poderia acumular água. “O interessante foi que além de pegarem esse material no próprio quintal de casa, elas também andaram pelo bairro na procura por criadouros; em terrenos baldios, na casa de vizinhos, amigos e parentes. Todos se mobilizaram e entenderam que a prevenção é a melhor maneira de se livrar da dengue”, conta a responsável pelo setor de Informação, Educação e Comunicação do Secez, Viviane Ferrarezi. Antes de partirem para a rua foi feito um trabalho de orientação aos alunos: formas de combate, sintomas da doença, tira-dúvidas, além de uma dinâmica online num jogo virtual.

No jogo as crianças deveriam eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti num tempo máximo de dois minutos. “Nossa equipe de agentes percebeu que a assimilação da importância do combate a doença foi ainda maior, quando eles tiveram a chance de aprender brincando”, destaca Viviane.

Notícias relacionadas