quinta-feira, 24 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Seccional apura 30 inquéritos contra mandatários populares

O setor da Delegacia Seccional de Votuporanga, especializado em apuração de crimes praticados por mandatários populares (pessoas que ocupam cargos políticos, escolhidos por meio do voto popular), possui atualmente cerca…

O setor da Delegacia Seccional de Votuporanga, especializado em apuração de crimes praticados por mandatários populares (pessoas que ocupam cargos políticos, escolhidos por meio do voto popular), possui atualmente cerca de 30 inquéritos policiais em andamento. Entre os diversos casos investigados, os principais são crimes de responsabilidade, como irregularidades em processos licitatórios, contratação irregular de servidores, apropriação ou desvio de verbas públicas, delitos previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e crimes comuns.

Dos 15 municípios que integram a área da Delegacia Seccional local, oito possuem políticos que estão sob investigação. No entanto, todos os inquéritos investigados estão relacionados somente a prefeitos, não havendo nenhum, no momento, contra vereadores.

Investigação
Em tese, a Delegacia Seccional só investiga inquéritos dos políticos em exercício, para isentar dessa tarefa as delegacias dos municípios que possuem denúncias contra seus mandatários populares.

No entanto, conforme ressalta o delegado responsável pelo setor de apurações deste tipo de delito, Maurício José Rodrigues, quando há casos mais complexos, os inquéritos de administrações anteriores também são encaminhados ao setor especializado da Delegacia Seccional. “Como exemplo, posso citar os mais de 15 inquéritos de Floreal que foram encaminhados para nós pelo Tribunal de Contas e um de Macaubal, ambos relacionados a ex-governantes”.

Notícias relacionadas