segunda, 18 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Searvo busca regulamentação de nova tabela de honorários

A Searvo (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região) com o objetivo de regulamentar uma nova tabela de honorários dos profissionais da região promoveu no último sábado um encontro…

A Searvo (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região) com o objetivo de regulamentar uma nova tabela de honorários dos profissionais da região promoveu no último sábado um encontro regional para discussão do assunto. Um modelo de tabela de referência nacional foi apresentado. O funcionamento é on-line e não tem custo.

O trabalho de discussão teve início nas reuniões internas da entidade no mês de julho quando formou -se um Grupo de Trabalho de Tabela de Honorários. Dentre os modelos estudados o que mais chamou a atenção da Searvo foi a tabela desenvolvida por São José dos Campos, denominada de Tabela de Referencia Nacional de Honorários, por já esta fazendo parte do mercado em vários Estados do Brasil.

Neste sábado o idealizador do projeto, o engenheiro Márcio Solzbach, esteve na Searvo apresentando o projeto, metodologias e formas de utilização. Trata-se de um projeto gratuito, na qual o profissional tem acesso a todas as informações e pode desenvolver o seu próprio orçamento, com base na estrutura que é oferecido. De acordo com Solzbach a proposta da Tabela é integração entre todos os profissionais e conseqüentemente a valorização da classe.

A tabela oferece várias opções de valores tendo como base um cálculo regional que será decido pela própria entidade de classe, mais conhecido na área como CUB (Custo Unitário Básico da Construção), por exemplo. Cada localidade e região têm o seu. A tabela é montada com base em todos os índices e despesas do profissional prevista.

De acordo com a presidente da Searvo, Maria Elza Predella, a tabela é uma referência e nos oferece opções das quais realmente precisamos na hora de calcular nosso trabalho. Cada profissional pode utilizá-la da maneira que precisar, de acordo com o seu projeto. “Sem contar que é on-line e todos podem acessar sem custo”, destaca.

A presidente apresentará ainda com mais detalhe à região para definir alguns detalhes e fará um trabalho para regulamentação junto aos órgãos responsáveis. A idéia é depois de aprovada divulgar a todos os profissionais para que utilizem o projeto.

Números
Nos últimos meses o site já recebeu visita de todos os Estados e os registros indicam 1,3 mil vistas ao mês. O sistema de monitoramento já verificou a consulta de alguns paises, dentre eles Europa e Estados Unidos.

“A Tabela de Honorários é extremamente importante para nossa valorização profissional e viabilidade econômica do exercício profissional que nos trás enormes responsabilidades”, destaca Maria Elza.

Notícias relacionadas