Na presença de bolor na comida, surge a dúvida: como ou jogo fora? Esta é uma questão comum que se resolve sempre com uma das duas opções. Contudo, quem escolhe comer fica sempre com a sensação que não o devia ter feito.
Afinal, se tirar o bolor posso ou não comer o alimento? Segundo o LiveScience, o melhor é não avançar com a ideia, até porque aquela mancha verde ou branca é apenas “a ponta do icebergue” do que já existe.
De acordo com os cientistas, a mancha que aparece no pão, na fruta, no queijo, nas compotas e em outro alimento qualquer é apenas um sinal de que todo o interior já está contaminado com fungos, seja total ou parcialmente.
De acordo com a especialista do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Nadine Shaw, citada pelo The Mirror, “a maioria dos casos de bolor são inofensivos, mas alguns são perigosos”. Então, aqui vale o ditado de que é melhor prevenir do que remediar, uma vez que algum bolor pode ter micotoxinas, que causam reações alérgicas e problemas respiratórios.
Estas micotoxinas são comuns em alimentos como nozes, maçãs, grãos e no aipo.