domingo, 22 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

SCPC da Acif: segurança e credibilidade para o comerciante

Se você perguntar para qualquer comerciante qual é sua meta, ele responderá: aumentar as vendas para gerar lucro, receita e fazer minha empresa crescer. Mas para conseguir atingir metas, não…

Se você perguntar para qualquer comerciante qual é sua meta, ele responderá: aumentar as vendas para gerar lucro, receita e fazer minha empresa crescer. Mas para conseguir atingir metas, não basta apenas vender. É preciso receber também. É aí que começa a dor de cabeça. Muitos consumidores acabam se atrapalhando com as contas e não pagam suas dívidas. Para ajudar comerciantes a identificar maus pagadores, a ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) oferece o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que oferece o maior banco de dados da América Latina com 25 milhões de acessos por mês no Brasil.

No ato em que a consulta é feita ao SCPC da ACIF, por telefone ou internet, os dados informados são confrontados com as informações da RENIC (Rede Nacional de Informações Comerciais) que é formada por Bases Centralizadoras Nacionais, além de entidades parceiras, representando os Estados do país. O SCPC da ACIF é um serviço para consulta não apenas de pessoas físicas, mas também de pessoas jurídicas, ou seja, empresas de qualquer parte do Brasil.

Para a comerciante Ana Regina Ferrarezi Garafalo, da Ana Regina Modas, o serviço é indispensável para sua loja. “Faço consultas todos os dias. O atendimento é rápido e a consulta me ajuda a coibir a inadimplência. Sem o SCPC, não teria como consultar e registrar os consumidores que não pagam suas contas”, revela a empresária.

A base de dados da RENIC é composta por mais de 150 milhões de informações provenientes de registros de inadimplentes feitos pelos próprios associados que hoje são centenas de milhares de empresas espalhadas pelo Brasil, incluindo setores da indústria, comércio e prestadores de serviços. Atualmente, aproximadamente 70 milhões de inadimplentes estão registrados na rede. Por isso, a RENIC possui a melhor e mais abrangente informação de crédito do país.

Com muita eficiência, a ACIF mantém esse serviço e os associados que o utilizam têm comprovado como é simples e rápido fazer uma consulta, incluir ou excluir dados do SCPC através de meios totalmente informatizados. De acordo com Carlos Takeo Sugui, presidente da ACIF, o comerciante está mais atento e se prevenindo mais em função da crescente inadimplência dos últimos anos. “A ACIF está trabalhando para oferecer todo suporte necessário para o comerciante efetuar suas vendas com segurança sem correr riscos”, enfatiza Carlos Sugui. Segundo informações recolhidas junto ao banco de dados da ACIF, no ano passado foram efetuadas 399.156 consultas ao SCPC contra 355.083 em 2007, o que gerou um aumento de 12,4% no número de consultas ao serviço.

Notícias relacionadas