Na tarde da última quinta-feira, dia 27, a Prefeitura de Valentim Gentil, através do Departamento de Saúde, realizou no auditório da Câmara de Vereadores, uma audiência pública trimestral relativa aos meses de outubro, novembro e dezembro.
A audiência visou informar à sociedade sobre a aplicação da verba destinada à saúde.
Na ocasião, foram apresentados os números de Recursos Humanos, receitas e despesas, além das realizações de consultas médicas e atendimentos das duas unidades de Saúde do município.
O objetivo da audiência, segundo a assessora Neusa Vicente, foi apresentar à sociedade, de modo transparente, a realidade municipal do setor. Em uma linguagem esclarecedora, foi explicado como funciona o percentual mínimo a ser aplicado na saúde, conforme determina a Constituição Federal, que é de 15% em relação ao Orçamento do Município e também os repasses provenientes de convênios.
Os números apresentados referem-se ao ano de 2010 e ao quarto trimestre do mesmo ano. Em 2010, o município investiu R$ 3.226.015,20 de recursos próprios na Saúde, o que correspondeu a 29,26% da arrecadação, cumprindo assim o dispositivo constitucional.
Somente no quarto trimestre de 2010 foi investido R$ 854.047,73, que corresponde a 28,33% da arrecadação do período, o que também indica que em 2010 Valentim Gentil também superou o mínimo exigido.