segunda, 18 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Saúde pública vira munição para ataque entre prefeituráveis

Os serviços prestados na rede pública de Saúde em Rio Preto é atualmente o principal “Foco” das campanhas a prefeito na cidade. O suposto mau atendimento nas Unidades Básicas de…

Os serviços prestados na rede pública de Saúde em Rio Preto é atualmente o principal “Foco” das campanhas a prefeito na cidade. O suposto mau atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as ambulâncias sucateadas, problemas no agendamento de consultas e falta de medicamentos se transformaram na tônica abordada pela maioria dos prefeituráveis durante a propaganda eleitoral. A Saúde será assunto recorrente nos programas de rádio e TV, ainda mais que as recentes pesquisas realizadas pelo Diário em parceria com os institutos Ibope e Vox Populi o tema aparece como prioridade para o eleitor. As denúncias de falhas na prestação no serviço provocaram a primeira “trombada” entre o candidato a prefeito Valdomiro Lopes (PSB) e o candidato do prefeito Edinho Araújo (PPS), ex-secretário de Planejamento, Orlando Bolçone (PPS). As trocas de farpas começaram entre as coordenações de campanha.

O coordenador da campanha de Valdomiro, Carlos de Arnaldo, disse que para apresentar as propostas de governo é necessário mostrar a realidade atual. “As pessoas devem estar preparadas para as críticas. Nosso programa não citou ninguém, não fez crítica pessoal. Se estão vestindo a carapuça, é por conta própria. A filmagem apresentada não é de Araraquara, mas de Rio Preto e foi feita nos últimos dias. São contemporâneas e verdadeiras”, disse. Carlos de Arnaldo afirmou que o candidato do PSB vai continuar apresentando os problemas da cidade sem polarizar com outros candidatos. “Não vamos morder essa isca. Deixa eles jogarem pedras, nós apresentamos propostas. Quem tem de vender que o governo é perfeito é o candidato deles”, afirmou. Entre as principais críticas feitas contra a atual administração estão as filas nas UBSs, a suposta falta de ambulâncias, o agendamento de consultas dos serviços de 0800 e o fim do atendimento 24 horas em postos de saúde, entre outros. Valdomiro mostrou imagens dos problemas e, de quebra, citou a ocorrência do surto de meningite na cidade.

O registro dos casos da doença também já foi abordado por Eloy Gonçalves Júnior (PSC). “A partir de amanhã, nas minhas inserções na TV, começamos a falar sobre a importância do médico de família. Essa é uma das nossas principais bandeiras. Hoje, temos um atendimento deficiente na cidade”, afirmou Eloy. O candidato a prefeito do PT, João Paulo Rillo, ainda não tratou a Saúde com “profundidade.” Ele apresentou, no entanto, pequenas pitadas de críticas na época em que presidiu uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para avaliar a prestação de serviços da rede pública. “A Saúde na cidade será abordada com profundidade. O trabalho na CEV já foi mostrado. São necessárias adequações do atendimento, como as reformas e ampliação dos prédios das UBSs”, afirmou. O candidato Cacau Lopes (PV) disse ontem na sua propaganda que após deixar a Secretaria de Saúde, o atendimento 24 horas da UBS do Jardim Vetorasso foi fechado pela administração. Questionado se a situação do setor era melhor na época em que era secretário, o prefeiturável afirmou: “não posso falar isso. Quem tem de falar é a população.”

O secretário de Saúde de Rio Preto, Arnaldo Almendros, rebateu as críticas disparadas contra a sua pasta durante a propaganda eleitoral da televisão. Ele classificou os ataques como “eleitoreiros.” “Cada um faz uso da desgraça alheia como lhe convém”, disse. Almendros fez a defesa do serviço público de Saúde do governo do prefeito Edinho Araújo (PPS). O secretário de Saúde afirmou que, caso seja convocado para fazer a defesa do governo, vai participar da gravação do programa na TV do candidato a prefeito Orlando Bolçone (PPS). “Sempre vou defender o Sistema Único de Saúde (SUS). Gravaria o programa sem nenhum problema”, disse o secretário. Almendros afirmou ainda que Rio Preto é considerada um do principais pólos de Saúde do Estado. “Isso (críticas) faz parte do processo político. Entendo que não é pessoal. Sou técnico e sabemos que Rio Preto tem um dos melhores serviços médicos do Estado”, afirmou o secretário. “É preciso comparar o serviço daqui com outros municípios”, disse. Sem citar nomes, o secretário de Saúde afirmou ainda que diversas idéias “mirabolantes” estão sendo apresentadas pelos prefeituráveis. “Tem várias idéias que estão sendo apresentadas que não correspondem com a realidade”, afirmou.

Notícias relacionadas