A Estratégia de Saúde da Família Leonísio Gambeiro reuniu a população do Jardim Oiti, local onde a unidade de saúde atua, para tirar as dúvidas e alertar sobre uma doença que vem crescendo na região: a leishmaniose visceral.
O encontro objetivou orientar a população das causas, sinais, sintomas, complicações e prevenções da doença. Profissionais de saúde apresentaram por meio de palestra dados da doença no município e pediram a colaboração da população no seu combate. O trabalho também vem sendo feito em outras unidades das Estratégias de Saúde da Família de Jales.
Leishmaniose visceral, ou Calazar, é uma doença parasitária transmitida pelo Mosquito Palha. O inseto transmite a doença entre cães contaminados e também do cachorro para os seres humanos. A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que os moradores mantenham a casa e o quintal limpos e livres dos criadores de insetos. O mosquito palha vive nas proximidades das residências, preferencialmente em lugares úmidos, mais escuros e com acúmulo de material orgânico.
Para intensificar o combate, até 08 de agosto, a Prefeitura Municipal está realizando a Semana de Prevenção e Controle da Leishmaniose, com campanhas de rádio, jornal e distribuição de panfletos informativos que irão orientar a população sobre os riscos dessa doença.