Eleito delegado nas fases municipal e regional da Conferência de Saúde, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Votuporanga, Edmar da Costa, segue nesta quarta-feira, 31, para Serra Negra, onde será realizada a 6ª Conferência Estadual de Saúde (CES).
O médico do Programa de Saúde da Família de Votuporanga, João Paulo Pedroso, também participa do evento que vai até o dia 02 de setembro.
A Conferência Estadual foi convocada pelo governado de São Paulo, Geraldo Alckmin, em 07 de abril de 2011, por meio do decreto 56.913. O evento seria realizado na cidade de São Paulo, no entanto, foi transferido para o município de Serra Negra, situado a cerca de 150km da capital. A decisão do Conselho foi informada por meio de carta enviada aos Conselhos Municipais e aos delegados na última sexta-feira, 26, sob a alegação de questões administrativas.
Assim como nas etapas anteriores, os participantes desenvolverão em âmbito estadual os trabalhos sobre o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro” e o eixo “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”. Representantes de 26 municípios discutirão diretrizes e propostas para o Plano do SUS (Sistema Único de Saúde).
A conferência estadual faz parte do calendário da 14ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), prevista para 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011, em Brasília.
O objetivo é discutir a política nacional de saúde, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade. Ao Conselho Nacional de Saúde caberá a tarefa de aprovar e editar o regimento interno da Conferência Nacional de Saúde, mediante portaria do Ministro de Estado da Saúde, Alexandre Padilha, que por sua vez presidirá a Conferência.
Conferência Municipal
Em Votuporanga, a III Conferência Municipal de Saúde (CMS) realizada em 1º de julho, reuniu mais de 100 usuários da saúde,trabalhadores,gestores/prestadores de serviços do setor e convidados.
Vários segmentos sociais foram representados, com a função de propor diretrizes, avaliar a situação da saúde no município, definindo prioridades e linha de ação para os próximos anos.