Dia 1º de Dezembro, (próxima segunda – feira) é considerado o “Dia Mundial de Luta Contra a AIDS”. Em virtude disso, é também o início em todo Estado da Campanha Fique Sabendo, que está em sua 7ª edição. Fernandópolis participa através do CADIP e da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde. De 01 a 05 deste mês as Unidades de Saúde e o CADIP atenderão em horário especial oferecendo gratuitamente o teste rápido para HIV.
A campanha tem por objetivo estimular a população a realizar o teste anti-HIV, principalmente pessoas que tem vida sexual ativa, as que nunca realizaram o teste de HIV e as que pertencem aos grupos mais atingidos pela AIDS (profissionais do sexo, usuários de drogas, etc).
Ainda hoje, o diagnóstico tardio contribui para a morte de 8 pessoas por AIDS todos os dias no estado. A análise dos óbitos ocorridos em 2012 revela que a AIDS é a segunda causa de morte entre mulheres de 25 a 44 anos de idade e a quarta causa de morte entre homens da mesma faixa etária.
Fernandópolis participará desta campanha oferecendo o teste rápido para HIV nas unidades de saúde. Teremos abertura de algumas unidades durante o período noturno para realizarem o teste. Segue abaixo a lista.
Segunda-feira 01/12 – USF Ipanema e USF Uirapuru
Terça-feira 02/12 – USF Paraíso + USF Araguaia + USF Brasitânia
Quarta-feira 03/12 – USF Paulista + USF Brasilândia
Quarta-feira 04/12 – USF Planalto + USF CAIC
Quinta-feira 05/12 – UBS Pôr do Sol
O CADIP fará atendimento diurno e noturno oferecendo testerápido para HIV, Sífilis e Hepatite B e C. No dia 07 de Dezembro o CADIP e a Vigilância em Saúde estarão na Feira Municipal oferecendo teste rápido para HIV através do Fluído Oral. Estes testes são gratuitos e oferecidos a toda a população.
Neste ano teremos uma novidade: o teste rápido para HIV através do Fluido Oral.O teste do fluido oral é um teste rápido, de triagem, disponibilizado pelo Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Esse teste detecta anticorpos contra o HIV no fluido oral da pessoa. O exame fornece o resultado que pode ser analisado a olho nu, em até 30 minutos, e pode ser executado em qualquer local.
“Lembramos que a melhor forma de proteção ao HIV /AIDS é o uso do preservativo em todas as relações sexuais. Os preservativos são distribuídos gratuitamente em todas as unidades de saúde do município”, ressalta a secretária de Saúde Lígia Barreto.
O HIV
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
Mais informações sobre a Campanha no CADIP pelo telefone (17) 3442-7733.