A Secretaria Municipal de Saúde, através do SAE (Serviço de Atendimento Especializado), realizou na manhã desta quarta-feira (01/12) em frente à Câmara Municipal de Votuporanga uma mobilização do “Dia Mundial de Luta Contra a Aids”. Durante o evento, estiveram presentes funcionários da saúde e da Câmara, vereadores e imprensa em geral.
A abertura ficou por conta da enfermeira responsável pelo SAE, Léa Cristina Bagnola, que agradeceu a presença de todos e convidou os participantes a cantarem o Hino Nacional.
Em seguida, a enfermeira explicou o significado do símbolo da Campanha e o tema de deste ano. “O laço vermelho é símbolo de solidariedade e comprometimento na luta contra a Aids. O tema desse ano é a Aids não tem preconceito. Você também não deve ter.”
Após a apresentação, a Secretária Municipal de Saúde, Fabiana Arenas Stringari Parma, divulgou os números da Aids em Votuporanga.
“A média de casos por ano na cidade é de 38 e a forma mais eficaz de combater esse problema é a prevenção.” De acordo ainda com a secretária, o SAE atende 17 municípios da região, contabilizando 430 casos.
O vereador Meidão finalizou o evento com uma homenagem à enfermeira do SAE. “Todos nós acompanhamos a luta da Léa contra esse problema em Votuporanga e só temos a agradecer pelo seu trabalho.”
Além da Câmara Municipal, onde houve a abertura e apresentação do “laço vermelho”, mais quatro lugares receberam o símbolo: Prefeitura de Votuporanga, SAE, Comunidade São Francisco de Assis e Secretaria Municipal de Saúde.
Campanha do laço Vermelho
A Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), lançaram a ‘Campanha do Laço Vermelho 2010’.
O objetivo da Campanha é incentivar todos os 5.565 Prefeitos do País a aderirem à mobilização do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1° de dezembro.
A proposta é que todos os prefeitos instalem um laço vermelho, símbolo da luta contra a Aids, em um marco de referência do seu município.
A cidade de Votuporanga não poderia ficar de fora dessa mobilização nacional.
Pensando nisso, cinco locais de nossa cidade foram escolhidos: Câmara Municipal, onde houve a abertura, Prefeitura Municipal de Votuporanga, SAE, Comunidade São Francisco de Assis e Secretaria Municipal de Saúde.
A colocação do Laço Vermelho em local estratégico da cidade reforçará ainda mais a união de todos os municípios pela prevenção do HIV e pelo fim do estigma e da discriminação relacionados à Aids. O slogan da campanha deste ano será “A AIDS não tem preconceito. Você também não deve ter”.
O laço vermelho é símbolo de solidariedade e comprometimento na luta contra a Aids e foi escolhido por sua ligação à idéia de sangue e paixão.
Inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo, a proposta de utilizar o laço vermelho partiu de um grupo de artistas nova-iorquinos que queriam homenagear as pessoas mortas pelo HIV.
A imagem do laço se tornou um forte símbolo na luta contra a aids, reforçando a necessidade de ações e pesquisas sobre a epidemia.