A Secretaria Municipal de Saúde deu início a mais uma etapa da Vacinação contra o HPV, para as meninas de 09 a 13 anos de idade, que receberam a primeira dose há seis meses. Todas as Unidades de Saúde estão preparadas para a Campanha. Considerando a baixa adesão nacional na primeira etapa da vacinação, também será feita a aplicação da primeira dose a quem ainda não recebeu.
A Diretoria Regional de Ensino e as escolas têm parceria na Campanha. As escolas repassam as UBS’s listas com os nomes das alunas nessa faixa etária para serem atendidas de acordo com a área de abrangência. Outro papel importante das escolas é o de esclarecer pais e alunas quanto à importância da vacinação na proteção das jovens.
O objetivo da campanha é reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero e das verrugas genitais com a vacinação contra o papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18. A vacina, conjuntamente com as ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas. Atualmente este câncer acomete cerca de 15.000 mulheres brasileiras e representa a terceira causa de morte por câncer entre elas.
O vírus é muito contagioso, sendo possível a contaminação com uma única exposição. A transmissão do HPV ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada e a principal forma é pela via sexual. Estima-se que entre 25 e 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial esteja infectada pelo HPV.
“Os pais ainda têm muita resistência quanto à vacina, porém, é preciso que se conscientizem da importância dela para a saúde futura dessas jovens. O fato de uma jovem receber a vacina não tem nada a ver com incentivar o início a relação sexual, e sim com prevenir uma grave doença que pode acometê-la em algum momento da vida”, explica a enfermeira Patrícia Calegari.
Mais informações sobre a vacinação na Unidade de Saúde mais próxima ou na Secretaria Municipal de Saúde no telefone (17) 3465 0566.