quinta, 5 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Saúde imuniza 505 idosos no primeiro dia de vacinação

A equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde imunizou 5% da população com faixa etária acima de 60 anos, no primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação Contra…

A equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde imunizou 5% da população com faixa etária acima de 60 anos, no primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe do Idoso, iniciada nesta segunda-feira (23/04) em Votuporanga.

De acordo com o balanço parcial divulgado pela secretaria nesta terça-feira (24/04), foram vacinados até na tarde de segunda 185 pessoas com faixa etária de 60 a 64 anos. Já com idade acima de 65 anos foram vacinadas 320 pessoas, totalizando 505 idosos vacinados, o que corresponde a 5% dos 9.729 idosos que vivem no município. A meta é imunizar 70%, conforme estabelece a Organização Mundial da Saúde (OMS), o que corresponde a 6.810 pessoas.

No ano passado, a meta foi acima do esperado com a vacinação de 7.330 vacinas — equivalente a 76% dessa população. A expectativa da enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Elisete Brito, espera que esse ano o resultado seja ainda superior, mas para isso a procura deve aumentar nos postos de saúde. “É natural que o primeiro dia seja mais tranqüilo, porque as pessoas estão começando a se informar sobre a campanha”, esclarece.

A enfermeira lembra também que no sábado (28/04) haverá plantão na praça cívica e no estacionamento dos Supermercados Porecatu que fica na avenida Brasil e no antigo Champion, com os ambulatórios móveis da secretaria.

Atualização
Durante a campanha, a equipe de saúde está aproveitando para atualizar todas as carteirinhas de vacinação. Estão sendo aplicadas doses da vacina dupla adulta de Difteria e Tétano, Febre Amarela com duração para dez anos. “Nesse momento estamos mobilizando a população e alertando através da campanha, mas todas as vacinas são gratuitas e estão disponíveis em todos os postos de saúde em qualquer época do ano”, diz Elisete.

Para os acamados, que não têm condições de se locomoverem até o posto de vacinação, deve agendar data e horário na unidade de saúde mais próxima de casa para receber a dose. Os agentes de saúde vão até a residência.

Segue os locais e horários de vacinação:
Dias Úteis (2ª a 6ª feira)

PSF I – Propovo: 7 as 17h
PAS II – São Cosme: 7 as 17h
PAS III – Pozzobom: 7 as 21h
PAS IV – Vila América: 13 as 16h
PAS V – Simonsem: 7 as 17h
PAS VII – São João: 7 as 17h
PAS VIII – Jardim Marin: 7 as 17h
PSF II – Estação: 7 as 17h
PAS X – Vila Paes: 7 as 17h
PSF Parque das Nações: 7 as 17h
PSF PQ. Guarani: 7 as 17 h
PSF Paineiras: 13 as 16h
CSI/ARE: 13 as 16h

Notícias relacionadas