O Departamento de Saúde vem tomando todas as atitudes necessárias para melhorar o setor em Valentim Gentil.
Através do respaldo e apoio do prefeito Adilson Segura, inúmeras atividades educativas e de prevenção envolvendo a população valentim-gentilense são realizadas, além de reformas, contratações e trabalho com cursos de capacitação aos funcionários.
Entre as ações do Departamento Municipal, no primeiro trimestre de 2011, foi destaque a realização de 15.243 consultas; 9.595 consultas no sistema de plantão e 6.718 exames laboratoriais, sendo 2.492 (exames) realizados somente no mês de março.
Neste primeiro trimestre também houve o agendamento gratuito de consultas e exames no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), de Votuporanga. As especialidades em destaque foram: cardiologia com 105 consultas; dermatologia com 108 e urologia com 107. Tais consultas, se realizadas em uma clínica particular, têm em média o custo de R$130,00.
O Departamento ainda conseguiu a reforma do Centro de Saúde, o qual teve algumas salas ampliadas e a pintura das paredes, além da aquisição de material odontológico e material hospitalar, assim como a viabilização de pronto-atendimento.
Também foi destaque durante os primeiros meses de 2011 a realização de Programas como: “Gerando Uma Vida” (voltado para gestantes); “Vida Longa com Saúde, tendo uma alimentação Saudável”; Viva Leite e Grupo de Caminhada para Diabéticos, Hipertensos e população em geral.
O município participa regularmente de campanhas de vacinação em parceria com a Secretaria do Estado de São Paulo, como por exemplo, contra a Influenza H1N1 (maiores de 60 anos, pacientes portadores de doenças crônicas, crianças menores de 2 anos e trabalhadores da saúde); contra poliomielite com extensão para sarampo (crianças de até 6 anos). O setor ainda disponibiliza todas as vacinas que compõem a grade SUS (Sistema Único de Saúde).
Corpo Clínico
Atualmente, o Departamento de Saúde possui um bom e respeitado quadro de funcionários, estando à disposição da comunidade: 3 médicos clínicos gerias; 1 pediatra, que atua por 6 horas ao dia; 2 médicos ginecologistas/obstetra, 1 médico cardiovascular; 5 plantonistas no Centro de Saúde; 5 enfermeiras; 14 técnicos em enfermagem; 3 funcionários no setor administrativo; 2 UAC; 1 profissional IEC; 4 agentes de controle de vetores; 1 assistente social; 3 psicólogas; 3 fisioterapeutas; 1 nutricionista; 1 fonoaudióloga; 1 coordenador de vigilância sanitária; 1 farmacêutico; 2 técnicos em farmácia, além de uma telefonista e duas recepcionistas.
Em relação ao atendimento no posto ESF (Estratégia Saúde da Família), responsável em atender os moradores do Conjunto Habitacional Emilio Pazini, é acessível à população 1 médico; 1 enfermeiro; 1 técnico em enfermagem e 5 agentes comunitários. O atendimento no local é promovido de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.
Apoio fundamental!
A Prefeitura tem se mostrado preocupada em conciliar o desenvolvimento da cidade com a conservação da saúde pública. Todos os médicos e profissionais já são reconhecidos em Valentim Gentil e trazem mais confiança e tranquilidade para a população. “Muitas ações serão tomadas daqui pra frente a fim de melhorar cada vez mais a saúde do nosso município, buscando um atendimento mais humanizado e qualificado”, destaca o prefeito Adilson.