A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS, distribuirá neste carnaval um lote extra de 6,3 milhões de preservativos para todas as regiões do Estado. As camisinhas estarão à disposição da população nos postos de saúde municipais.
O público alvo é a população sexualmente ativa, independente da classe social. Além de evitar a gravidez precoce, o uso do preservativo impede a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, como Aids, sífilis e hepatites B e C.
Os preservativos foram enviados aos Grupos de Vigilância Epidemiologia (GVEs) regionais e estão sendo distribuídos aos municípios. Ainda nesta semana, a secretaria começa a enviar aos GVEs um novo lote com 4,6 milhões de preservativos vindos do Ministério da Saúde. O material foi entregue à secretaria na última terça-feira.
“O carnaval é época de diversão, mas sempre é bom alertar todos para os perigos das relações sem preservativo. Vale sempre lembrar: sexo só com camisinha”, orienta o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.