Para os eleitores das cidades de cobertura da Rede BOM DIA, a saúde deve ser encarada como prioridade pelos novos prefeitos de Bauru, Jundiaí, Rio Preto e Sorocaba. A constatação é revelada na pesquisa Ipeso/BOM DIA, realizada com eleitores de cada um dos municípios entre os dias 23 e 28 de agosto.
Em Bauru, 59,6% dos entrevistados pelo instituto afirmaram que o destino principal dos investimentos deve ser a saúde. Na seqüência, apareceram tecnicamente empatados asfalto (38,9%) e empregos (38,7%).
Na visão do eleitorado jundiaiense, entre os nove itens apresentados, a saúde pública foi destacada por 52,8%.
Em Rio Preto, a porcentagem ligada à saúde foi mais signifcante. Segundo o estudo, 65% dos eleitores destacaram o item como prioritário. Em segundo ficou a educação com 37,5% e, depois, a criação de empregos, com 34%.
Em Sorocaba, 59% destacaram a saúde e 41,8%, a educação. Na seqüência, outras prioridades do próximo prefeito são a criação de empregos, melhoria na segurança da cidade e mais investimentos na área de moradia.
A pesquisa foi estimulada, ou seja, eram apresentadas as opções de escolha ao eleitor. Neste caso, foram nove: saúde, segurança, educação, empregos, moradia, transportes, asfalto, água e esgosto, e iluminação. A margem de erro é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos. As pesquisas foram registradas nos cartórios eleitorais de cada cidade.