Muitos adultos esquecem que eles também fazem parte do calendário vacinal e que precisam atualizar as doses ao longo de toda a vida, até mesmo depois de tornarem-se idosos.
A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis informa que as vacinas são fornecidas gratuitamente em todas as unidades de saúde de Fernandópolis eno distrito de Brasitânia.
Atualmente, são oferecidas à população brasileira 19 vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. São mais de 300 milhões de doses, por ano, todas adquiridas pelo Ministério da Saúde e distribuídas aos estados e municípios visando à imunização de crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas. Elas combatem mais de 20 doenças.
Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são só alguns exemplos de doenças comuns no passado e que as novas gerações só ouvem falar em histórias.
Para quem perdeu o cartão de vacinação, a orientação é para procurar o posto de saúde onde recebeu as vacinas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a segunda via. A ausência da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para vacinar. Toda pessoa pode ser vacinada nos postos de saúde, onde recebe um registro de controle da vacinação (cartão), podendo atualizar mais tarde a Caderneta.Também é fundamental que a pessoa leve o Cartão SUS, caso não tenha, deve providenciá-lo junto à Central da Saúde.
Ressalta-se que o cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais.
CALENDÁRIO VACINAL DE ADULTOS (20 A 59 ANOS)
Febre Amarela (dose única, se nunca tiver vacinado)
Hepatite B (três doses, dependendo da situação vacinal)
Dupla Adulto (reforço a cada 10 anos)
Tríplice Viral (duas doses até os 29 anos e uma dose aos que nasceram a partir de 1960).
CALENDÁRIO VACINAL DE IDOSOS (60 ANOS OU MAIS)
Febre Amarela (dose única, se nunca tiver vacinado). Só deve ser tomada após avaliação e autorização de profissional de saúde.
Hepatite B (três doses, dependendo da situação vacinal)
Dupla Adulto (reforço a cada 10 anos)
Pneumocócica 23 Valente (indicada para públicos-alvo específicos dependendo da condição clínica).