domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Saúde de Valentim implanta coleta de Papanicolau no período da noite

Pensando nas mulheres que durante o dia estão envolvidas com seus afazeres domésticos ou exercem atividades no mercado de trabalho, a Prefeitura de Valentim Gentil, por meio do Departamento de…

Pensando nas mulheres que durante o dia estão envolvidas com seus afazeres domésticos ou exercem atividades no mercado de trabalho, a Prefeitura de Valentim Gentil, por meio do Departamento de Saúde, implantou a coleta de Papanicolau no período noturno.

Desde o dia 02 de agosto, o exame, que previne contra o câncer de colo do útero, pode ser realizado gratuitamente todas as terças-feiras, das 19 às 20 horas, no Centro de Saúde (Av. Cavalin, nº 7-33) e no Programa Saúde da Família (Rua José Vicente, nº 1-58 – CDHU), não sendo necessário, sequer, fazer o agendamento prévio.

Embora passe a realizar o exame no período da noite, a Prefeitura também o disponibiliza diariamente, no horário das 8 às 17 horas, nas unidades de saúde do município.

Além da coleta do Papanicolau, as enfermeiras responsáveis pelo Programa Saúde da Mulher fazem o acompanhamento da frequência com que as pacientes realizam o exame de Mamografia, que serve para prevenir e diagnosticar o câncer de mama.

Papanicolau

Nos últimos 50 anos, a incidência e a mortalidade por câncer de colo uterino vêm diminuindo graças às novas técnicas de rastreamento do exame de Papanicolau. Por isso, ele é um dos mais importantes para prevenção da saúde da mulher.

O exame não é somente uma maneira de diagnosticar o câncer, mas serve principalmente para prevenir o risco de uma mulher vir a desenvolver a doença.

Todas as mulheres com vida sexualmente ativa devem fazer o exame, anualmente. A frequência de realização será estabelecida depois pelo médico, de acordo com os resultados.

“Caso alguém conheça alguma mulher que ainda não tenha feito esse exame, converse com ela sobre a sua importância, pois a prevenção é sempre o melhor remédio”, alerta a assessora de saúde de Valentim, Neusa Vicente.

Notícias relacionadas