sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Saúde cria primeiro cadastro nacional de estudos clínicos

A primeira plataforma brasileira com o cadastro de pesquisas clínicas realizadas em seres humanos estará disponível na internet. Nesta quinta-feira (16), o Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação…

A primeira plataforma brasileira com o cadastro de pesquisas clínicas realizadas em seres humanos estará disponível na internet.

Nesta quinta-feira (16), o Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), lançou a nova ferramenta, em Brasília.

Além da divulgação de estudos, o Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBEC – www.ensaiosclinicos.gov.br) servirá também para recrutar voluntários que queiram participar das pesquisas sobre tratamentos, medicamentos, análise de procedimentos, entre outros temas da saúde.

Antes do RBEC, as pesquisas realizadas no país eram registradas em plataformas estrangeiras, geralmente em língua inglesa, o que restringia o acesso da população e a divulgação ás revistas científicas.

“É um projeto que demonstra o esforço do Ministério da Saúde em fortalecer e impulsionar as pesquisas nacionais”, afirmou o secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos, Reinaldo Guimarães. Segundo ele, a criação de um registro público nacional será um marco no setor e dará maior transparência à divulgação dos estudos, além de ampliar o acesso.

Outro diferencial da RBEC é a utilização de software livre na plataforma, desenvolvido pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) da Opas.

É a primeira plataforma de ensaios clínicos com tecnologia completamente gratuita o que possibilita que qualquer pesquisador acesse a nova ferramenta, aumentando o potencial de utilização.

Com investimento de US$ 130 mil na sua criação, a expectativa é que 200 estudos sejam registrados por ano.

Notícias relacionadas