sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

‘Saúde Bucal’ realiza tratamento restaurador atraumático com alunos

Em uma ação coletiva voltada para o “Programa Saúde na Escola”. Os profissionais da saúde municipal, com apoio dos alunos da Liga de odontopediatria e docentes da Odonto da Universidade…

Em uma ação coletiva voltada para o “Programa Saúde na Escola”. Os profissionais da saúde municipal, com apoio dos alunos da Liga de odontopediatria e docentes da Odonto da Universidade Brasil, visitaram CEMEIs e EMEFs para realizar o Tratamento Restaurador Atraumático (ART).

Os alunos consultados e submetidos aos procedimentos foram selecionados após avalições clínicas realizadas pelos próprios profissionais da Odonto em visitas às escolas, no mês de maio, que comprovaram a necessidade do tratamento dentário nessas crianças e após autorização dos pais ou responsáveis. Durante as visitas, elas também foram orientadas sobre a importância da escovação, higiene bucal e aplicação tópica de flúor.

Todo o procedimento é realizado dentro da escola, com profissionais capacitados e materiais adequados. Nos casos em que não é possível fazer o tratamento no local, a Secretaria da Saúde encaminha a criança para o dentista da unidade de saúde do seu bairro e, se necessário, para a odontopediatria do CEO- Centro de Especialidades Odontológicas.

A ação é uma parceria entre as Secretarias de Saúde e da Educação.

SOBRE O TRA

O Tratamento Restaurador Atraumático é indicado pelo Ministério da Saúde como uma técnica coletiva, apesar do atendimento individualizado, devido ao combate a cárie que é uma doença de alta prevalência no país.

O TRA não utiliza a caneta de alta rotação, o motorzinho. O método usado é com curetas e a restauração com riva, um material à base de ionômero de vidro.

Notícias relacionadas