O governador Tarcísio de Freitas participou nesta quarta-feira (14) da cerimônia de formatura de 597 sargentos da Polícia Militar que concluíram o Curso Superior Tecnólogo de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública. Conhecido como Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, o aperfeiçoamento profissional é requisito para promoções na corporação.
Do efetivo do 16° BPM/I formaram os seguintes Sargentos:
2° Sgt PM Alessandro Marques de Carvalho
2° Sgt PM Sandro Henrique Demarque Alves
2° Sgt PM Leandro Brito
2° Sgt PM Reinaldo Neves da Silva
2° Sgt PM Ebert Alexandre Fabrete da Cunha
2° Sgt PM Demerval Teixeira Batista.
“É uma alegria grande estar aqui e perceber o entusiasmo de cada um de vocês em mais uma etapa galgada na carreira. A excelência está na formação continuada, e isso é uma grande virtude das corporações militares e da Polícia Militar de São Paulo”, afirmou o governador.
“Não é exagero, é um fato: nós temos a melhor Polícia Militar no Brasil. Vocês são referência para cada pessoa que está na rua e que enxerga no policial um suporte e um exemplo”, reforçou Tarcísio.
A cerimônia também teve a participação do secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, e de autoridades públicas e militares, parlamentares, familiares dos formandos e representantes da sociedade civil.
O curso é ministrado pela Escola Superior de Sargentos e tem duração de quatro meses. A turma recém-formada é composta por 549 homens e 48 mulheres. Como pré-requisito para entrada no curso, o candidato deve ocupar a função de 3º ou 2º sargento. Com a nova formação, o policial é promovido a 1º sargento e, posteriormente, a subtenente PM.
“As forças policiais de São Paulo são referência em todo o Brasil por conta de suas formações, que são levadas a sério”, destacou o secretário Derrite. “Guardem na memória estes períodos de aprendizagem, pois eles são fundamentais no desempenho de suas funções. Parabéns aos senhores que estão fazendo história pela produtividade operacional e pela redução dos indicadores criminais”, completou.
Todo o curso foi ministrado na modalidade de ensino à distância, com grade curricular distribuídas nas áreas de administração, jurídica e profissional. Primeiro colocado da turma recém-formada, o 2º sargento Rafael Rodrigues Martin recebeu uma medalha em reconhecimento ao desempenho obtido durante a capacitação.
A Escola Superior de Sargentos é comandada atualmente pelo coronel Elizeu Sebastião da Silva Filho. Na instituição, 122 policiais atuam em atividades docentes e administrativas.