O vereador Ricardo Ribeiro Pedroso apresentou o Requerimento nº 014/2025, solicitando informações sobre a viabilidade de reabertura do Pronto Socorro da Santa Casa de Fernandópolis. A proposta visa utilizar recursos federais destinados às ações e serviços de saúde de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar, com o intuito de resolver um problema histórico no município.
Em seu discurso, Pedroso enfatizou a necessidade urgente de reativar o Pronto Socorro da Santa Casa, que durante anos atendeu não só Fernandópolis, mas também outros 11 municípios da região. “Eu não gostaria mais de ver aquele Pronto Socorro fechado como está nos últimos anos”, afirmou o vereador, que tem sido um defensor da saúde pública na cidade.
O vereador propôs a formação de um grupo com 13 vereadores para, em conjunto com o prefeito João Paulo Cantarella e o vice Marcos Mazetti, buscar soluções para a reabertura do serviço. Pedroso destaca que, com a reabertura, a Santa Casa voltaria a atender a população, aliviando a sobrecarga da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, que atualmente enfrenta dificuldades em proporcionar o atendimento adequado.
“A UPA é um local de pronto atendimento 24 horas, não deve ser um lugar onde pacientes ficam entubados por até 3 dias aguardando uma vaga no CROSS. Ela deve ser um local para atender casos mais simples, e os mais graves devem ser encaminhados para a Santa Casa”, afirmou o vereador, que tem experiência como ex-bombeiro e motorista de Resgate, acompanhando de perto a situação da saúde local.
Sargento Pedroso destacou também a necessidade de uma regulação do SAMU, onde os médicos intervencionista e regulador, irão regular o paciente pra o setor de emergência da UPA ou do Pronto Socorro de acordo com a gravidade
O requerimento foi apresentado com a intenção de garantir à população de Fernandópolis um serviço de saúde digno, mais eficiente e adequado às necessidades da comunidade.
A expectativa é que a união de esforços entre os vereadores e as autoridades municipais possibilite a reabertura do Pronto Socorro da Santa Casa, resolvendo um dos maiores desafios da saúde pública na cidade.