A Secretaria da Educação vai aplicar a avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 2016 nas escolas das redes estadual e municipal, técnicas e privadas.
Estima-se que 1,2 milhão de estudantes vão participar das provas que serão realizadas nos dias 29 e 30 de novembro. Participam alunos matriculados no 3º, 5º, 7º ano (por amostragem) e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.
Na avaliação do ano passado, 83% das escolas melhoram seus índices e 71,5% cumpriram ou superaram as suas metas individuais, sendo que algumas delas obtiveram número superiores aos das suas metas. Ao anunciar os resultados em fevereiro deste ano, o secretário da Educação, José Renato Nalini, disse que a educação no Estado está avançando, aproximando-se mais rapidamente do que se imaginava das metas traçadas pelo Governo do Estado para 2030.
As redes municipais, particulares, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e SESI podem manifestar o intereesse em aplicar as provas de 2016 preenchendo o formulário disponível na página de consultas do Saresp. Outras informações, assim como o cronograma, também estão disponíveis no endereço. As escolas precisam ter no mínimo 18 alunos por ano/série para serem avaliados.
O Saresp é a maior ferramenta de avaliação externa da Secretaria da Educação. Além de serem utilizados para subsidiar o planejamento de professores e estabelecer metas, os seus resultados servem de comparação com as provas aplicadas em nível nacional, entre elas, a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc).
Essa última, também conhecida como Prova Brasil é complementar ao Sistema Nacional de Avaliação de Educação Básica (Saeb) e um dos componentes para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).