Nos próximos dias 29 e 30 de novembro, a Educação aplica uma prova de avaliação para 1,1 milhão de estudantes de todas as regiões paulistas.
Nesta edição, a prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) terá edição em braile e uma versão ampliada (com caracteres ampliados), por disciplina e ano/série.
Os estudantes com necessidades especiais farão as provas nas classes e turnos (manhã, tarde e noite) que frequentam na respectiva escola e terão uma hora a mais do que o período convencional para completar a prova. No caso de alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, o tempo para fazer a prova será de até 4 horas e 30 minutos. Já para estudantes do 5º, 7º e 9º anos do Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio o tempo de conclusão será de até três horas.
E caso haja necessidade, a escola ainda poderá disponibilizar a estes alunos um profissional para a leitura de textos.
Na avaliação será levado em consideração o domínio das competências e habilidades básicas de Língua Portuguesa e Matemática, baseadas nas orientações expressas no documento “Matrizes de Referência para a Avaliação”.
Dia da Prova
A realização das provas nas escolas será acompanhada, em cada turno, além do professor aplicador, por representantes de pais de alunos ou responsáveis, sob a coordenação do diretor da unidade escolar, e fiscais externos, cedidos pela instituição prestadora de serviço contratada e que terão a responsabilidade de zelar pela licitude e transparência do processo.
Ferramenta de avaliação externa
O Saresp é aplicado pela Secretaria da Educação com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.
Participam das provas alunos matriculados dos 3º, 5º, 7º (por amostragem) e 9º anos do Ensino Fundamental, e da 3ª série do Ensino Médio.