segunda, 18 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Saresp 2010: 1,7 mil alunos da rede municipal são avaliados

Mais de 1.700 alunos de 3º, 5º e 9º anos dos Centros de Educação Municipal da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga foram avaliados pelo Saresp (Sistema de…

Mais de 1.700 alunos de 3º, 5º e 9º anos dos Centros de Educação Municipal da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga foram avaliados pelo Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) este ano. As provas foram aplicadas nos últimos dias 17 e 18, quarta e quinta-feira.

A diretora do Departamento de Educação Básica da Secretaria, Luzia Zirundi, explica que o município utiliza os resultados de avaliações oficiais, como esta, para traçar o plano de trabalho com os professores da rede municipal.

“No ano passado obtivemos ótimos índices tanto no Ideb quanto no Saresp. Esperamos que as notas da avaliação estadual este ano sejam ainda melhores do que aquelas”, afirma.

Em 2009 Votuporanga foi destaque no Saresp porque os percentuais alcançados em Português e Matemática foram superiores às médias das redes municipais e estadual.

As 2ª séries das escolas municipais obtiveram índice de 82,10% e 79,70%, respectivamente em português e matemática, enquanto as médias das redes municipais de todo o Estado foram de 62,50% e 67%. As 4ª séries também: 203 em português e 214,3 em matemática enquanto que a média das outras redes municipais foram 192,5 e 201,9.

Este ano, além dos 3º e 5º anos (respectivamente equivalentes às 2ª e 4ª séries da nomenclatura antiga) alunos da rede municipal de uma classe de 9º ano também foram avaliados, por causa da municipalização do CEM “Profº Orozimbo Furtado Filho”, no distrito Simonsem. Os resultados das avaliações deverão ser divulgados em abril do ano que vem e serão utilizados como base para ações em benefício ao ensino na rede municipal.

Saresp

O Saresp é realizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEE/SP – em parceria com os municípios. Esta foi a 13ª edição onde foram aplicadas provas cognitivas e questionários para os pais, alunos e gestores do ensino, o Saresp avalia o sistema de ensino paulista para monitorar as políticas públicas de educação.

As informações fornecidas pelo Saresp permitem aos responsáveis pela condução da educação, nas diferentes instâncias, identificar o nível de aprendizagem dos alunos de cada escola nas séries e habilidades avaliadas, bem como acompanhar a evolução da qualidade da educação ao longo dos anos.

Notícias relacionadas