quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

São Paulo terá presídio exclusivo para estrangeiros

O Estado de São Paulo terá uma penitenciária exclusiva para estrangeiros. O local escolhido pelo governo é a penitenciária Cabo PM Marcelo Pires da Silva, em Itaí, Sudoeste paulista. São…

O Estado de São Paulo terá uma penitenciária exclusiva para estrangeiros. O local escolhido pelo governo é a penitenciária Cabo PM Marcelo Pires da Silva, em Itaí, Sudoeste paulista.

São Paulo tem 920 estrangeiros detidos. Destes, 730 são homens e 190 são mulheres. Só os homens irão para Itaí. Entretanto, aqueles considerados perigosos em penitenciária de segurança máxima, ou os que cumprem pena em RDD (regime disciplinar diferenciado) continuarão detidos onde estão.

É o caso do chileno Maurício Hernandez Norambuena, que comandou o seqüestro do publicitário Washington Olivetto, em 2002, e está preso em uma penitenciária de segurança máxima no interior paulista. Já as estrangeiras detidas continuarão distribuídas nos presídios femininos do Estado.

A penitenciária de Itaí entrou em funcionamento em 29 de agosto de 2000. Tem capacidade para 900 presos, 792 em regime fechado e 108 em regime semi-aberto. Nesses seis anos, abrigou, em sua maioria, acusados de crimes sexuais. Um dos detidos em Itaí foi Francisco de Assis Pereira, conhecido nacionalmente como o ‘maníaco do parque’ pelos crimes sexuais que cometera contra mulheres.

Nas próximas semanas, o governador Cláudio Lembo, visitará com o secretário da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), Antônio Ferreira Pinto, e representantes de outros países a penitenciária em Itaí. A data definitiva da visita será definida nos próximos dias.

Notícias relacionadas