Dos times mais vitoriosos da história do futebol brasileiro, o São Paulo Futebol Clube surpreende pela relativa jovialidade com que atinge tal feito. Maior campeão mundial do Brasil, a equipe do Morumbi completa 90 anos de sua fundação neste sábado e ostenta em números e importância de conquistas, patamar à altura de seus rivais centenários. Nada, porém, foi fácil para o tricolor, como não tem sido nos últimos anos.
Fruto de diversas fusões de equipes pioneiras do futebol paulista, o São Paulo foi fundado em 1930 e mandava seus jogos na região conhecida como Chácara da Floresta, onde hoje se situa a Ponte das Bandeiras. Daí o clube recebeu a alcunha São Paulo da Floresta, campeão paulista de 1931. Mesmo tendo nascido forte, o time sofreu financeiramente pouco depois e em 1935 viveu um processo de refundação do clube. Por anos, discutiu-se a existência de equipes distintas, o São Paulo da Floresta e o São Paulo Futebol Clube. Recentemente, porém, unificou-se a história de ambos.
Confusões administrativas à parte, o time são-paulino seguia forte, mas entrou para o patamar dos grandes na década de 1940, com cinco títulos estaduais. Na década de 1950, inicia a construção do estádio do Morumbi, o maior particular do Brasil. Desta maneira fica 13 anos sem conquistas, mas já se notabilizava como o quarto maior vencedor do estadual, com oito títulos, contra 15 do Corinthians, 12 do Palmeiras e 11 do Paulistano, de onde saíram alguns de seus fundadores décadas atrás.
Volta a erguer taças em 1970, quando conquista o bicampeonato paulista. Na mesma década celebra seu primeiro título nacional e vê se iniciar na década seguinte o que seria o seu maior time da história. Campeão brasileiro de 1986, ganha ainda o bi estadual em 1980 e 81, além dos títulos de 85, 87 e 89, estes últimos já com jogadores que fariam história nos anos seguintes.
Sob o comando de Telê Santana no banco de reservas e Raí em campo, o São Paulo ganhou o Brasileiro de 1991, a Taça Libertadores da América e o Mundial Interclubes em 1992 e 1993, dentre tantas outras conquistas, consagrando essa equipe como a melhor do clube em todos os tempos. Mais tarde, agora defendido por Rogério Ceni, o tricolor ainda conquistou a América e o Mundo pela terceira vez, além de atingir o tricampeonato brasileiro em 2006, 2007 e 2008.
Desde então, porém, o time do Morumbi festejou apenas a tumultuada Copa Sul-Americana de 2012 e vê na chance de conquistar seu 22º Paulistão da história -taça que não levanta desde 2005- como o divisor de águas para um novo momento de glórias da equipe.