O São Paulo sofreu, mas conseguiu garantir sua vaga às quartas de final do Campeonato Paulista.
Jogando no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, o time comandado interinamente por Vagner Mancini ficou no empate em 1 a 1 com o São Caetano, na noite desta quarta-feira (20), e conseguiu se classificar como segundo colocado do grupo D.
No entanto, a vaga só foi confirmada com este resultado, por conta de um outro empate em 1 a 1, entre Oeste e Mirassol – se a equipe de Barueri tivesse vencido por três gols de diferença, ultrapassaria o Tricolor e ficaria com a vaga. O São Caetano, por sua vez, acabou sendo rebaixado para a Série A2 da competição estadual com o resultado desta quarta.
O adversário do São Paulo na próxima fase do Paulistão será o Ituano com o primeiro jogo marcado para o estádio Morumbi – as datas e horários serão definidos pelo Federação Paulista de Futebol nesta quinta-feira (21). A volta acontecerá no estádio Novelli Júnior, em Itu, no interior paulista.
O jogo
Foi uma partida fraca tecnicamente. Reflexo do momento tenso dos dois rivais. Só que o São Caetano tinha uma estratégia mais clara: atacar pela esquerda com velocidade. A principal chance aconteceu aos 24 minutos. Após tabelinha, Bruno Mezenga fez o pivô para Esley, que saiu cara a cara com Tiago Volpi e parou em grande defesa do goleiro tricolor.
O São Paulo melhorou sensivelmente no segundo tempo graças às jogadas individuais de Antony, que finalmente começou a jogar, e a substituição de Carneiro por Everton Felipe. Aos 13 minutos, o meia contratado do Sport, que ainda não conseguiu se firmar, finalizou bem, mas Luiz Daniel defendeu.
Grande jogador da segunda etapa, Antony conseguiu abrir o placar em uma jogada toda sua. Ele dominou pela direita e chutou colocado para fazer um belo gol, com desvio da zaga. Como era previsto, o gol tranquilizou o São Paulo, que conseguiu trocar três passes sem falhas. O time chegou com perigo em jogadas pelo lado, mas não finalizou bem.
Desorganizado taticamente, o São Caetano conseguiu o empate em uma jogada isolada, um belo chute de Pablo de fora da área. Animado com o gol e a remota possibilidade de se salvar do rebaixamento, o time apostou na bola aérea. O São Paulo terminou o jogo pressionado, mas conseguiu assegurar o empate e a classificação.