Uma quarta-feira (10/12) especial. Às 11 horas, São José do Rio Preto recebe a nona Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD – do País. A inauguração é uma importante conquista da atual administração, que viabilizou a obra durante o Teleton 2007, maratona televisiva com mais de 24 horas de programação no SBT. O prefeito Edinho Araújo participará da solenidade, assim como o presidente voluntário da entidade, Eduardo de Almeida Carneiro.
A nova unidade, que ocupa um prédio de 3.682 metros quadrados, na avenida da Luz, 2.524, no Jardim Tarraf II, fará, inicialmente, 128 atendimentos por dia, ampliando para 511 atendimentos em uma segunda fase. Além de São José do Rio Preto, serão beneficiadas as regiões de Araçatuba, Bauru, Barretos, Franca, Marília, presidente Prudente e Ribeirão Preto, abrangendo uma área com mais de 320 municípios.
A AACD possui excelência em serviços de reabilitação física e motora e realiza mais de cinco mil atendimentos por dia em suas oito unidades espalhadas pelo Brasil. A escolha do Estado e da cidade para a construção da nova unidade seguiu rigorosos critérios técnicos, envolvendo estudo de fluxo migratório para identificar de onde partem as pessoas que buscam atendimentos nas unidades da AACD. Segundo esta análise, a região de São José Rio de Preto é responsável pelo encaminhamento de cerca de 600 pacientes ao mês para a unidade de São Paulo.
O prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, afirma a importância da entidade para o município, que se torna ainda mais referência na área da Saúde. “Essa foi uma vitória de toda a população. Agradeço a colaboração dos empresários, dos estudantes que participaram da Corrente do Bem, fazendo doações por meio dos cofrinhos, de entidades assistenciais, dos funcionários municipais, principalmente do Núcleo de Reabilitação, ou seja, a todos que batalharam para que esse sonho se tornasse realidade. Nesta quarta-feira, Rio Preto também terá a sua AACD, beneficiando milhares de pessoas a cada mês”, diz o prefeito.
A construção do complexo inclui um centro de reabilitação com serviços de fisioterapia, terapia ocupacional, hidroterapia, fonoaudiologia, psicologia, pedagogia, musicoterapia, além de ampla área para realização de treinos de marcha sobre superfícies diversas, como areia, pedrisco, gramado e concreto, por exemplo.
De acordo com Eduardo de Almeida Carneiro, presidente voluntário da AACD, a nova unidade está adequada ao novo modelo de gestão da entidade, onde uma organização social, que conta com o apoio da Prefeitura, arca com o pagamento de despesas de manutenção e de funcionários. “A unidade de São José do Rio Preto representa a consolidação do novo modelo de crescimento da AACD, no qual o poder público e a comunidade local se responsabilizam pela manutenção da unidade”, afirma Eduardo.
Em Rio Preto, a Organização Social responsável em gerenciar a unidade no município é a ARCD -Associação de Reabilitação da Criança Deficiente.
A Organização Social é formada por 40% de membros do poder público, 40% de representantes da sociedade civil e 20% de pessoas com notória capacidade profissional. No total, são 15 conselheiros responsáveis em garantir o alto grau de excelência pelo qual a entidade é reconhecida em todo o País e até no exterior.
Para compor o ARCD – São José do Rio Preto, todos os membros do poder público são funcionários municipais de carreira, ou seja, estatutários.
ARCD – São José do Rio Preto está assim constituída:
Poder público
Arnaldo Almendros Mello
Adilson Vedroni
Luís Roberto Thiesi
Milton Faria de Assis Júnior
Toufic Anbar Neto
Maria Silvia Lima Bastos Fernandes
Sociedade civil
Elaine Aparecida Colombo Paskakulis
Cláudia Bassitt Silva
Victor Bonvino
Luiz Fernando Lucas
Márcia Affini Bagdasaryan
Regina Munia
Membros com notória capacidade profissional
Antonio Carlos Fernandes
Luiz Oberdan Liporoni
Alice Conceição Rosa
Pelo estatuto, constitui missão da ARCD promover saúde e inclusão social por meio da reabilitação e da habilitação de crianças e adultos com deficiência física, objetivando: a manutenção de serviços de assistência médica, de habilitação e de reabilitação de pessoas com deficiência física; a busca de mecanismos que propiciem a integração ou a reintegração social das pessoas com deficiência física; contribuir para a redução de problemas sociais e psicológicos das pessoas com deficiência física; proporcionar gratuitamente aos pacientes carentes, assistência médica, de habilitação e de reabilitação, observados os limites, critérios e regras estabelecidas pelo Conselho de Administração e desenvolver estudos e pesquisas na área de reabilitação física.
Depois de empossados, os conselheiros por aclamação escolheram o secretário Municipal de Saúde e Higiene, Arnaldo Almendros Mello, como presidente da Organização Social.
Sobre a AACD
A Associação de Assistência à Criança Deficiente mantém um amplo serviço de atendimento médico, pedagógico e social para crianças e adolescentes, promovendo a reabilitação e reintegração social dessas pessoas. Hoje, 96% dos pacientes nada pagam por consultas e terapias. Cerca de cinco mil atendimentos por dia são realizados em suas oito unidades: AACD Ibirapuera (SP), AACD Mooca (SP), AACD Osasco (SP), AACD Pernambuco, AACD Minas Gerais, AACD Rio Grande do Sul, AACD Rio de Janeiro e AACD Santa Catarina.