O Santuário de Aparecida, no interior de São Paulo, reservou uma capela especial para receber o Papa Francisco.
Ele chega ao Brasil no mês que vem para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.
Santuário Nacional de Aparecida: é lá que o Papa Francisco terá o seu primeiro contato com os católicos brasileiros no dia 24 de julho. O Papa vai celebrar uma missa. Ainda não foi decidido se será dentro da basílica ou no pátio externo.
Visitar Aparecida em sua primeira viagem ao Brasil é um desejo pessoal do Papa, que é devoto de Maria.
Antes de celebrar a missa, o Papa Francisco vai para uma capela privada, dentro da basílica. Ela fica atrás de onde os fieis passam para ver a imagem original de Nossa Senhora Aparecida. Poucas pessoas têm acesso ao local.
“Essa capela é como uma caixa forte, que guarda o bem maior desse santuário, que é a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Nós queremos que seja mesmo um espaço muito reservado, para um pequeno número que passa por aqui”, explica Dom Darci Nicioli, bispo auxiliar de Aparecida.
A sala permanece trancada a maior parte do tempo, o nicho onde fica a imagem é comandado por controle remoto. Quando acionado, a base gira e revela a santa, encontrada em 1717, no Rio Paraíba.
É um momento raro. A capela dos santos apóstolos foi preparada pare receber o Papa Bento XVI em 2007. Mas ele não passou pelo local. O local será inaugurado pelo Papa Francisco.
Já o altar, foi consagrado pelo Papa João Paulo II e foi trazido da nave central da basílica para a capela.
Maria Selma da Silva, auxiliar de serviços gerais, é uma das poucas pessoas que podem entrar no recinto.
Uma vez por semana, ela limpa o local. “A gente se sente muito emocionado. É uma capela reservada, então, é muito emocionante”, afirma.