O Santos foi ao estádio Beira-Rio, em Porto Alegres (RS), na noite desta quinta-feira (13) e acabou perdendo, por 2 a 0. Os tentos do Internacional foram marcados na etapa final: pelo atacante Paolo Guerrero, em bela cabeçada; e pelo volante Edenílson, em finalização de cavadinha. O duelo foi válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Na estreia, os gaúchos foram ao estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), e venceram por 1 a 0, gol solitário novamente assinalado pelo peruano ex-Corinthians. Os paulistas, por outro lado, receberam o Red Bull Bragantino, em Santos (SP), na Vila Belmiro, abriram o placar com Marinho, mas tomaram o empate, tento de Claudinho.
Atuando dentro de casa, o Internacional começou a partida pressionando e criou duas ótimas oportunidades antes dos 15 minutos da etapa inicial. Aos oito, Paolo Guerrero recebeu toque de Renzo Saravia e bateu em gol. Lucas Veríssimo foi tentar tirar e acertou o travessão. Aos 14, Patrick fez ótima jogada e cruzou para Thiago Galhardo, que, sem goleiro, conseguiu mandar para fora, desperdiçando chance clara.
Vendo o time acuado, o técnico do Santos, Cuca, aproveitou a lesão do zagueiro Luiz Felipe e colocou o atacante Kaio Jorge. A alteração desmanchou a linha com três defensores, mas melhorou a atuação visitante. Depois disso, cada equipe teve uma chance. Aos 25, o goleiro alvinegro Vladimir fez grande defesa em finalização de Rodrigo Lindoso. Já aos 45, Marinho mandou bola na área, e Kaio Jorge desviou tirando tinta da trave.
O Santos retornou dos vestiários com duas alterações – saíram Diego Pituca e Carlos Sánchez; entraram Tailson e Jobson. E as trocas deram novo fôlego aos litorâneos, tanto que, aos sete minutos, Marinho finalizou ‘com veneno’ e exigiu boa defesa do goleiro Marcelo Lomba. Aos 21, até marcou. Soteldo cruzou para Kaio Jorge marcar. Entretanto, o atacante acabou tocando com a mão, e o tento alvinegro foi anulado.
O Internacional, porém, é que abriu o placar. Um pouco antes, aos 11, Thiago Galhardo recuperou bola que sairia pela linha de fundo e acionou Saravia, que olhou dentro da área e colocou a redonda na cabeça de Paolo Guerrero. O atacante peruano subiu bem e testou firme para estufar as redes visitantes. Depois, os donos da casa seguiram melhores e quase ampliaram com Edenílson, Thiago Galhardo e Guerrero. De tanto tentar, ampliou, aos 42. O peruano deu lindo toque de calcanhar para Edenilson, que foi ainda mais feliz e, de cavadinha, venceu Vladimir.
O Santos volta a campo no próximo domingo (16), quando recebe o Athletico Paranaense, às 19h45, na Vila Belmiro, em Santos (SP). Um pouco antes, às 18h, o Internacional vai ao estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), enfrentar o Fluminense. Os duelos serão válidos pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.