sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Santa Fé terá eleição para Governo Mirim

Na quinta-feira (29), aconteceu a primeira reunião da Coordenação da Eleição para Governo Mirim da Estância Turística de Santa Fé do Sul. Estiveram reunidos o secretário Municipal de Governo, Antonio…

Na quinta-feira (29), aconteceu a primeira reunião da Coordenação da Eleição para Governo Mirim da Estância Turística de Santa Fé do Sul. Estiveram reunidos o secretário Municipal de Governo, Antonio da Silva Proni, a secretária de Educação, Ana Keyla Abbud Chierice, a diretora da Juventude, Vanessa Luchetti Torres, e os diretores municipais e particulares do Ensino Fundamental – Ciclo I, para discutir o regulamento da eleição, que está prevista para setembro.

O objetivo da eleição é dar voz às crianças e adolescentes para que estes entendam e apontem soluções para os problemas do município, num processo de identificação e formação de novas lideranças juvenis, envolvendo toda comunidade escolar na execução de ações que melhorem as condições de vida das crianças e adolescentes.

Serão eleitos prefeito, vice-prefeito e nove vereadores, de 10 a 15 anos, que estejam cursando até o penúltimo ano ou série do Ensino Fundamental. Os eleitores serão os alunos do Ensino Fundamental, regularmente matriculados e freqüentes nas escolas. Foi aprovada a Lei e publicado o Decreto que regulamenta a eleição do Governo Mirim em Santa Fé a cada dois anos.

A eleição para o Governo Mirim já havia acontecido em 1995, no primeiro mandato do prefeito Itamar Borges, e teve bons resultados. O atual vereador da Câmara Municipal, Manoel Tobal, na época, foi eleito prefeito mirim e, com o tempo, pôde aplicar na prática o aprendizado daquele período. “Eu já tinha interesse pela política e como prefeito mirim meu entusiasmo cresceu ainda mais. A eleição para Governo Mirim é muito importante porque ensina o que é cidadania, além de mostrar as regras de uma eleição”.

Notícias relacionadas