sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Santa Fé é primeiro lugar do Estado em Meio Ambiente

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente divulgou, no Memorial da América Latina, em São Paulo, a classificação dos municípios no projeto Município Verde, que visa à efetivação da agenda ambiental…

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente divulgou, no Memorial da América Latina, em São Paulo, a classificação dos municípios no projeto Município Verde, que visa à efetivação da agenda ambiental paulista compartilhada entre Governo do Estado e Municípios. Dos 44 municípios que receberam o certificado, a Estância Turística de Santa Fé do Sul foi a que obteve a maior nota, 94,96, conquistando o primeiro lugar do Estado em meio ambiente.

As notas foram dadas de acordo com o desempenho de cada município nas dez diretivas que regem o Projeto Ambiental Estratégico Município Verde, que são: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso de Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.

“Desenvolvimento e meio ambiente caminham juntos”, diz o prefeito Itamar Borges, ao comentar a nova vitória de sua cidade. O prêmio é motivo de orgulho para cidade, que conquistou a condição de Estância Turística e, para se manter como tal, necessita criar e manter as condições adequadas ao meio ambiente. “Santa Fé completou 60 anos em 2008 e comemora os prêmios (Sebrae) de cidade mais empreendedora deste Estado e deste país. Comemora também a conquista do melhor Banco do Povo do Estado. Outra conquista foi na educação de Santa Fé, apontada pelo MEC como a melhor do Brasil pelo excelente resultado obtido no Ideb. Comemoramos ainda a redução da mortalidade infantil de 25 (2001) para 5 (2008) (a cada mil crianças nascidas vivas). Um índice comparável aos países de primeiro mundo. E agora recebemos o prêmio de primeiro lugar em meio ambiente no Estado de São Paulo. É uma enorme satisfação que faz com que Santa Fé e a população fiquem felizes, porque isso é resultado de uma ação coletiva, porque ninguém faz nada sozinho. Graças a Deus e ao apoio de toda população nós fizemos muito e colhemos os resultados, que é motivo de orgulho e de benefício para a nossa cidade e para cada cidadão”.

Dos 645 municípios paulistas, 614 assinaram o Termo de Adesão ao projeto, 521 indicaram interlocutores e 332 entregaram o plano de ação completo. Desses, 44 obtiveram nota igual ou superior a 8,0 e receberam o certificado de município verde, 110 tiveram notas em entre 5,0 e 7,9 e 178 municípios tiveram notas inferiores a 5,0.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Xico Graziano, disse que é a população que ganha quando o município vai bem. “Ela [população] pode ficar muito orgulhosa porque Santa Fé passa a ser o campeão do Município Verde do Estado de São Paulo. A questão ambiental reflete na qualidade de vida. Certamente as escolas do município estão melhores, e eu sei que estão porque já foram premiadas também. O fato de ter uma nota ambiental elevada no município é orgulho para a população, significa melhoria na qualidade de vida e é também o atestado de que o seu prefeito foi um prefeito nota 10. Ele fez tudo direitinho, fez a lição de casa bem feita”, concluiu.

Notícias relacionadas