A Ferrovia Norte-Sul deverá chegar, até 2010, ao Estado de São Paulo, e a cidade escolhida para receber a ferrovia é a Estância Turística de Santa Fé do Sul. A notícia foi dada pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que disse que, inicialmente, a ferrovia ligaria Açailândia, no Maranhão, a Anápolis, em Goiás. O trecho compreendido entre Anápolis e Santa Fé representa um acréscimo de 500 quilômetros a mais, totalizando 2 mil quilômetros de extensão.
O prefeito Itamar Borges, explicou como será o processo de interligação das ferrovias. “O Ministério dos Transportes coloca em concessão, a partir do ano que vem, a interligação de mais uma ferrovia à ferrovia já existente, a América Latina Logística, ALL, conhecida como a ferrovia do Sudeste, que é a nossa ferrovia. Agora nós teremos a interligação com a ferrovia Norte-Sul, tida como a ferrovia do minério. Santa Fé será o ponto de encontro, o entroncamento entre as duas ferrovias”.
Sobre os benefícios da interligação, Itamar afirmou que “com certeza Santa Fé do Sul vai ganhar muito desenvolvimento, muita geração de emprego e muitos investimentos, porque quando se tem uma ferrovia que vai ligar a dois outros portos, que são o Porto de Sepetiba, no Rio de Janeiro e o porto de Itaqui, no Maranhão, possibilita que não só produtos do Estado de São Paulo possam ir para essas regiões do Brasil, como também pode possibilitar que produtos daquela região venham para o grande potencial de mercado consumidor, que é São Paulo”.
Para que haja viabilidade financeira, o governo irá licitar a concessão da ferrovia e, com os recursos obtidos no leilão, fazer a conclusão da obra. De acordo com o presidente da estatal responsável pelas obras da ferrovia, a Valec, José Francisco das Neves, o governo irá leiloar no segundo semestre de 2008 para a iniciativa privada o direito de operar o trecho de Palmas a Santa Fé.