Na sexta-feira, dia 24 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Fé do Sul divulgou, através de nota, a confirmação do primeiro caso positivo de Febre Chikungunya no município.
Trata-se de uma paciente de sexo feminino, de 51 anos, que apresentou os primeiros sintomas em 15 de fevereiro, fez exame de dengue e teve resultado negativo.
Posteriormente, devido aos sintomas intensos de dores articulares, a paciente passou por atendimento médico e realizou exame particular para Chikungunya, positivando. Na quinta-feira, dia 23 de março, a Secretaria de Saúde recebeu o resultado do exame da paciente, que foi colhido e enviado ao Instituto Adolfo Lutz – IAL São Paulo, confirmando o caso.
A paciente passa bem.
Chikungunya
Assim como a dengue, a chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e a doença é caracterizada por sintomas como febre alta de início e dores intensas nas articulações. Apesar da semelhança, a principal diferença entre a dengue e a chikungunya é a dor nas articulações, com maior intensidade.
Para combater ambas as doenças é necessário tomar certos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Assim como a dengue, a chikungunya também força o paciente a se hidratar e repousar para recuperação.
O Ministério da Saúde sempre alerta a população e recomenda ir até a UBS mais próxima de sua residência para iniciar o tratamento adequado a partir de qualquer suspeita ou sintoma.